100 mil peixes são soltos em celebração ao Dia do Rio Paranapanema

Na tarde da última segunda-feira (27) o Dia do Rio Paranapanema foi celebrado em nosso município com a soltura de 100 mil peixes. O ato contou com a participação de dezenas de alunos da Rede Municipal de Ensino e chamou a atenção para a necessidade de preservar a vida no rio e em seu entorno. As espécies soltas foram de Lambaris e Curimbatás.

O evento mobilizou as Secretarias Municipal do Verde e Meio Ambiente, Secretaria da Educação e Secretaria de Turismo. Inicialmente, foi realizada uma palestra na Escola José Gonçalves Mendes, ministrada pelo Analista de Meio Ambiente Guilherme Magrini Verri, da CTG Brasil, oportunidade na qual foi explanada aos alunos a importância e os meios eficazes de preservação do rio.

Vereador Haroldo, Prefeito Zé Maria, Sr. Pavan e o Vereador Mauricio soltando um belo Curimbatá

Logo em seguida todos partiram para o Remanso (Braço da Represa Jurumirim próximo ao centro da cidade), lá foi realizada a soltura de Lambaris e Curimbatás. O prefeito Zé Maria esteve presente e fez questão de colocar nas águas do Paranapanema um belo exemplar de Curimba. Os vereadores Haroldo Soares e Maurício Ibanez não perderam a oportunidade e também aproveitaram para soltar alguns dos grandes peixes.

O evento contou ainda com o prestígio de Secretários, professores e funcionários municipais, além da presença de escolas particulares.

Lei Municipal pelo Dia do Rio Paranapanema completa 1º ano

Em 16 de agosto de 2017, através do projeto de lei apresentado pelo vereador Maurício Ibanez, foi instituído o Dia Municipal do Rio Paranapanema, Lei Municipal nº 1226/2017. O dia escolhido para celebrar nosso Rio foi 27 de agosto, mesma data citada na Lei Estadual nº 10.488 do ano de 1999 que também faz menção ao Paranapanema.

A lei paranapanemense prevê que, para fins de comemoração, poderão ser realizadas atividades como: Soltura de alevinos e juvenis de peixes nativos da bacia hidrográfica; Plantio de mudas e árvores nativas nas margens visando a recomposição da mata ciliar e preservação da flora e fauna local; Limpeza e coleta de lixo, bem como eventos de educação ambiental; Realização de campeonato de Pesca; Apoio e realização de eventos culturais nos Bairros Ribeirinhos.

Prefeito Zé Maria solta mais um Curimba em celebração ao Dia do Rio Paranapanema

Vereador Maurício indicou o projeto de lei do Dia Municipal do Rio Paranapanema