13 de outubro vamos comemorar o dia do Fisioterapeuta

Uma das profissões que merece nosso respeito e valorização é a “Fisioterapia”, afinal de contas ela corrige e ameniza nossas dores. 

Tão antiga quanto a existência do homem, a Fisioterapia surgiu com as primeiras tentativas dos ancestrais em diminuir as dores, esfregando o local dolorido, passando remédios naturais, massageando daqui e dali, até que evoluiu ao longo do tempo com a sofisticação, principalmente das técnicas de exercícios terapêuticos. 

No Brasil, a Fisioterapia iniciou-se dentro da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, em 1929, mas foi só em 1951 que foi criado o primeiro curso para formação de fisioterapeutas, na época denominados técnicos, com duração de um ano.

Dia 13 de Outubro é comemorado o dia do Fisioterapeuta e Terapeuta Ocupacional, também será comemorado os 50 anos da regulamentação das profissões.

Definição Fisioterapia

A Fisioterapia como profissão nasceu em meados do século XX, quando as duas guerras mundiais causaram um grande número de lesões e ferimentos graves que necessitavam de uma abordagem de reabilitação para reinserir as pessoas afetadas novamente em uma vida ativa. Inicialmente executada por voluntários nos campos de batalha, a Fisioterapia acompanhou as grandes mudanças e transformações do século XX e os profissionais que a desempenhavam souberam agregar novas descobertas e técnicas às suas práticas, sofisticando e desenvolvendo uma ciência própria e um campo específico de atuação, independente das outras áreas da saúde.

Ainda uma ciência em construção, os paradigmas da profissão se encontram abertos e em franca evolução, sempre em busca de mais conhecimento cientifico, revertendo-o em prol da comunidade.

Definição Terapeuta Ocupacional

“A Terapia Ocupacional é um campo de conhecimento e de intervenção em saúde, educação e na esfera social, reunindo tecnologias orientadas para a emancipação e autonomia de pessoas que, por razões ligadas à problemática específica, físicas, sensoriais, mentais, psicológicas e/ou sociais apresentam temporariamente ou definitivamente dificuldade da inserção e participação na vida social. ” 

A Fisioterapia e a Terapia ocupacional nesse meio século de existência é fato que os profissionais cresceram técnica e cientificamente e as profissões cresceram socialmente.

Hoje, após cinco décadas, os profissionais atuam de forma independente, encarando as novas descobertas de técnicas e práticas como desafios e buscando novos conhecimentos em prol do desenvolvimento contínuo da área.

Com a crescente preocupação em oferecer um serviço de qualidade para a população, a Fisioterapia e a Terapia Ocupacional alcançaram grande relevância entre as ciências da saúde. 

Os profissionais de Paranapanema tanto da esfera municipal como profissionais liberais estão de parabéns, pela passagem do dia e principalmente pela dedicação com nossos pacientes.