Projeto Samuzinho condecora alunos para levar conhecimento à Rede Municipal de Ensino

Os “Samuzeiros” de Paranapanema recepcionaram os alunos da rede municipal de ensino para condecora-los “Samuzinhos”: multiplicadores do SAMU nas escolas. O evento aconteceu na noite de ontem (10/08), no Auditório da Câmara Municipal de Vereadores. Inicialmente, serão 25 Samuzinhos, que passarão por treinamento para disseminar conhecimento acerca dos atendimentos do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência.

O Projeto é fruto de uma parceria entre SAMU e as Secretarias Municipais de Saúde e Educação.  O objetivo  é orientar as crianças e adolescentes sobre a importância e finalidade do serviço SAMU – 192, esclarecendo sobre o uso devido de ligação ao auxílio e danos causados pelos populares “trotes”.

O “Samuzinho” surgiu da necessidade de conscientização da comunidade a respeito das ligações e chamados ao serviço 192, visando reverter o alto índice de ligações indevidas (trotes), que acaba  prejudicando outros atendimentos.

Serão apresentadas nas escolas, pela equipe do SAMU-Paranapanema, diversas situações de risco e a forma eficaz de solicitação de ajuda.  Os profissionais envolvidos com o projeto – médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e socorristas- buscam desmistificar idéias errôneas comumente associadas a impulsos na procura do auxílio à saúde num momento de emergência.

A 1ª turma do Samuzinho em nosso município será composta por alunos das Escolas Antônio Luiz Duarte e José Gonçalves Mendes. Segundo a secretária municipal de saúde, Maria Aparecida Leonel, “o momento de atuar com as crianças é agora, fazendo com que entendam a importância do serviço e aprendam ações de primeiros socorros, aumento a eficácia num atendimento emergencial”.

“Acreditamos no potencial dessas crianças como multiplicadores do SAMU em nossas escolas, se as crianças aprenderem desde cedo o que deve ser informado no momento de acionar o SAMU 192, economizaremos tempo e salvaremos mais vidas”, ressaltou a secretária de saúde, Verly Cássia de Lima.

O presidente da Câmara de Vereadores comentou: ” certa vez fui perguntado, por nosso socorrista Lucio, sobre a implantação do Projeto Samuzinho em nosso município, foi então que eu conheci a proposta de tornar alunos em agentes do SAMU em suas escolas”, disse Teinha ao celebrar o credenciamento dos primeiros Samuzinhos de Paranapanema.

Compuseram a Mesa Diretora da cerimônia o Presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Arimatéria Camargo, a Secretária de Saúde, Maria Aparecida Leonel, a Secretária da Educação, Verly Cassia de Lima, o Assessor Jurídico da Prefeitura de Paranapanema, Igor Plens (representando o Prefeito) e a Enfermeira Gerente de Base em Paranapanema, Maria Mercedes Machado.