3ª Conferencia Municipal de Saúde acontecerá nesta sexta feira 22

Quem pode participar?

Todo cidadão sinta-se convidado a participar da 3ª Conferencia Municipal de Saúde que vai acontecer nesta sexta feira dia 22, a partir das 9 hs da manhã, no salão Paroquial, que fica ao lado da Prefeitura.

As Conferências de Saúde são espaços democráticos de construção da política de Saúde, ou seja, é o fórum de debate, entre todos os segmentos da sociedade representada por entidades e população para avaliar a situação de saúde do local. Portanto é onde o povo manifesta, orienta e decide os rumos da saúde em cada esfera de governo: municipal, estadual e federal.

Com essa linha de pensamento, a conferencia é justamente para ajustar as demandas, buscar soluções e fomentar a saúde, sempre tendo como princípio ativo as pessoas.

A participação da sociedade civil mesclada com autoridades de diversos seguimentos pode proporcionar a melhoria do sistema de saúde.

Foi através das representações dos usuários, profissionais de saúde, gestores e prestadores, que o Conselho Nacional de Saúde foi buscar, na década de 1980, inspiração para ampliar sua contribuição na luta em defesa da vida e do Direito à Saúde.

Desta forma as conferências nacionais ocorrem a cada 4 anos, sendo este ano marcada para acontecer no mês de agosto em Brasília, denominada 16ª Conferência Nacional de Saúde com o tema “Democracia e Saúde”, porém para que a nacional aconteça, é preciso primeiro que as municipais aconteçam.

Os eixos temáticos a serem discutidos na conferência nacional são Saúde como direito, Consolidação dos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS) e Financiamento do Sistema Único de Saúde (SUS).

Participe, exerça o seu direito de cidadania, você é nosso convidado especial.