Alistamento Militar 2020: prazo vai até 30 de junho

O prazo para o alistamento militar começou no dia 1º de janeiro e vai até 30 de junho. As inscrições devem ser feitas pelo site www.alistamento.eb.mil.br, lembrando que o jovem tem que estar com o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF) e preencher o formulário para validação dos dados pessoais.

O alistamento é obrigatório e deve ser feito no ano em que o jovem do sexo masculino completa 18 anos.

Acessando o site acima citado, é só seguir as instruções, clicando em “quero me alistar”.

Na página seguinte escolher uma das opções em que o jovem se encaixa, ou seja, se clicar em uma das opções “arrimo”, “nome social”, “exterior” ou problema de saúde”, o jovem deve seguir as instruções que aparecerá na página seguinte.

Já o jovem que clicar “alistamento militar” é só preencher os dados solicitados e seguir as instruções passo a passo.

Para àqueles que não tiver acesso à internet ou não possuir o CPF, deve procurar a Junta de Serviço Militar, que em Paranapanema fica na rua Avaré, 340, atrás do prédio da prefeitura, devem estar munidos com a certidão de nascimento, carteira de identidade ou de motorista e um comprovante de residência, que pode ser conta de água, energia elétrica ou telefone.

Segundo informações do Exército, quem não fizer o alistamento e não regularizar sua situação não poderá tirar passaporte, prestar exame para estabelecimento de ensino, tirar carteira de trabalho, ingressar no serviço público ou mesmo na iniciativa privada.

Quem perder o prazo para fazer o procedimento no último ano, poderá regularizar a situação no próprio site do alistamento ou comparecer à Junta de Serviço Militar. O atraso implicará no pagamento de multa.

Em 2020, a expectativa do Ministério da Defesa é que quase 2 milhões de jovens realizem o alistamento e que 100 mil sejam incorporados para trabalhar na Marinha, no Exército ou na Aeronáutica.

O Serviço Militar Obrigatório tem a duração de um ano.