«

»

Alunos da escola Antonio Luiz Duarte visitam museu das Posses

Dezenas de alunos da escola Antonio Luiz Duarte estiveram visitando o museu das Posses em Campos de Holambra, recebendo assim uma aula à parte conhecendo um pouco da cultura holandesa e da história do município.

Os alunos foram recepcionados pelo Sr Antonio Eltink, idealizador e fundador do museu das Posses, o qual conhece de A a Z cada objeto existente nas dependências do local.

Em cada canto visitado do museu, Antonio Eltink contava aos alunos do que se tratava os objetos, maquinários, equipamentos, roupas, utensílios domésticos e até mesmo a tradicional casa, que era a moradia dos imigrantes no início da construção de Holambra, que nasceu dentro da fazenda das Posses.

No museu os alunos aprenderam a história da imigração holandesa no município, quase que na prática, pois os objetos existentes ali expostos, não contam apenas a história, mas resgata a cultura holandesa que muitos ainda desconhecem, podendo tocar os objetos e em alguns casos até ver como funcionavam.

Inaugurado em 2000, o Museu Histórico da Fazenda das Posses é um espaço que conta a trajetória do nascimento do Distrito de Campos de Holmbra, por meio de fotos, objetos e pelas diversas histórias narradas pelo senhor Antônius Eltink.

Desde sua inauguração, o Museu passou por modificações e hoje conta com uma boa  estrutura para receber os visitantes.

Um dos atrativos, é a réplica da Fazenda da Posses, cuja sede foi construída em 1904 e com o desgaste natural do tempo, o imóvel original foi se deteriorando até ser totalmente demolido em meados de 2000, sendo que os tijolos originais foram usados para construção da capela que hoje faz parte do museu.

As visitas são abertas ao público gratuitamente, mas precisam ser agendadas com antecedência, diretamente com o Sr. Antônius Eltink, pelo telefone (014) 9787-4760. O Museu Histórico da Fazenda das Posses, fica localizado em Campos de Holambra, ao lado do Ginásio de Esportes, da Cooperativa.