Alunos do 2º ano da escola Profª Daisy Spolaor aprendem sobre localização e movimentação

Mais que necessário, a movimentação e localização, são imprescindíveis em nossas vidas, vamos usa-las praticamente todos os dias, nesta linha de pensamento, um trabalho de orientação e aprendizado referente ao tema foi ministrado pela professora Monaliza.

“Embora os alunos estejam inseridos em um espaço fisico desde o nascimento, a exploração desse espaço não é natural e depende da intervenção. Por isso, na escola, é importante coloca-los em situações lúdicas que envolvam orientação espacial, leitura do espaço….”

Após a realização do planejamento dos conteúdos que seriam abordados no primeiro bimestre, com a turma do 2º ano Jaca, a professora Monaliza não se acomodou para mostrar aos alunos o que é localização, o que é movimentação… ela caminhou além do que havia inicialmente planejado, propos aos alunos um jogo diferenciado para que a vivência da movimentação fosse real e concreta.

Assim, ela trouxe para os alunos o jogo da aranha, onde eles deveriam andar, de acordo com o lançamento do dado, para frente, atrás, direita e esquerda, explorando, além da localização e movimentação a lateralidade, conceito nem sempre fácil de ser compreendido pelos alunos.

Logo após, foi o momento de experimentarem a movimentação e localização de objetos na sala, explorando o espaço, afinal no dia a dia sempre precisamos explicar um caminho a outra pessoa ou seguir instruções recebidas para podermos nos localizar. Proporcionar atividades como estas são fundamentais para  que os alunos compreendam os trajetos e leitura de mapas.

Após a exploração e vivência os alunos puderam consolidar os conhecimentos a partir de atividades em seus cadernos e no material didático.

“Parabéns professora, ações e práticas como essa fazem toda a diferença na vida de uma criança”.