Barco escolar chega para reforçar o transporte de alunos

Um reforço considerável para o transporte de alunos acaba de chegar a Paranapanema e nos próximos dias deverá entrar em atividade.

O barco escolar é uma conquista junto à secretaria de educação do Estado e uma luta de muitos anos, que contou com a expressividade e empenho de vereadores que acompanharam o desenrolar do processo, inclusive reivindicando e participando de muitas reuniões.

Antes de começar o transporte de alunos que residem na fazenda Corisco e adjacências, a embarcação passou por testes de flutuabilidade sem passageiros, depois com 10 passageiros e finalmente com 20 passageiros, sendo esta última a capacidade total do barco.

A embarcação foi construída dentro dos padrões exigidos no projeto da secretaria de educação e também da marinha, a qual fornecerá toda documentação necessária após visita técnica.

A Levfort Icoma Solutions in Aluminum Workboat, empresa responsável pela construção da embarcação, fez a entrega e acompanhou os testes realizados por profissional da Marinha.

Os alunos que residem na fazenda Corisco, Vista Alegre, Bradesco e Fazenda Santa Fé, para estudar, percorrem todos os dias uma distância de 130 km no percurso de ida e volta, já com a embarcação, fazendo a travessia pela represa de Jurumirim, este trecho será de apenas 4 km por água e mais 2 km por terra.

Com mais segurança no transporte fluvial, os alunos não precisarão percorrer os 130 km por estradas rurais e rodovias, podem acordar um pouco mais tarde e chegar mais cedo em casa, ganhando tempo e menos desgastes físicos.

Outra benfeitoria com o transporte fluvial é para os cofres públicos, já que a linha escolar via terrestre, não será mais necessária.

A conquista do Barco Escola

Em fevereiro de 2013, por conta da visita do então Governador Alckmin à Paranapanema, o mesmo anunciou em Praça pública a doação do Estado para o município de um barco escola.

O ato que na época foi acompanhado de outras doações teve a assinatura do compromisso assinado em praça pública.

Com o passar dos tempos, os trâmites foram se esbarrando nas burocracias, até que vereadores preocupados com a situação do barco Joia Rara e em especial com as dificuldades enfrentadas pelos alunos e educadores, decidiram buscar ajuda junto às autoridades competentes.

Depois de muitas cobranças, reuniões e reivindicações finalmente vieram às soluções dos problemas com a liberação da verba junto à secretaria de educação na sua divisão de transportes escolar e assim foi possível realizar o sonho de ter um barco novo, moderno e seguro.

A Construção do barco

Com a assinatura do convênio e liberada a verba para construção do barco escola, abriu-se a licitação através do pregão 15/2018 e a empresa Levfort Icoma Solutions in Aluminum Workboat, foi vencedora.

A construção da embarcação teve início no mês de julho de 2018 e durante o processo de execução do projeto, diversas visitas na empresa foram feitas por parte de autoridades do município.

A embarcação mede 8,80 mts de comprimento e 2,70 mts de largura, pesa 2 Ton. com capacidade total, é impulsionada por motor de 150 hp de potência, tanque de combustível para 250 litros, tem escada de acesso com corrimão na proa e portas dianteira e traseira

Possui rádio comunicador VHF, luz de navegação, mastro de popa com luzes e o sistema de segurança é equipado com GPS e Sonar, buzina, painel de controle com marcador de combustível, monitoramento do motor, coletes, boias salva vidas e extintor de incêndio.

A parte interna do barco é totalmente isolada e fechada, pintura interior da cabine na cor branca para melhor luminosidade, poltronas fixas em formato “U” revestidas em almofadas, separadas do piloto, em baixo dos bancos existe o guarda volumes.

A entrega do barco

Depois de tudo pronto, os responsáveis pela empresa Levfort sinalizou positivamente para a administração, acertando a data de entrega.

Na quarta feira 10, autoridades fizeram questão de recepcionar a chegada da embarcação que parou por alguns minutos no Portal, onde combinaram a exibição do novo transporte escolar para a população e também o desembarque da mesma na água para realização dos testes.

Depois de passar por algumas ruas da cidade, inclusive em frente às escolas onde os alunos saudaram a embarcação, a mesma foi levada até a Ilha do Sol, onde a rampa de embarcações é mais extensa, para desembarque.

Devido à baixa do volume de água da represa, o barco não pode ser desembarcado no aterro, onde é o ponto de apoito efetivo da embarcação.

Após o desembarque feito com técnica e experiência pela empresa transportadora e acompanhada pelos técnicos da Levfort, foi feita a vistoria e teste de flutuabilidade por profissional da marinha.

Operação e funcionamento da embarcação

A operação e condução da embarcação serão de responsabilidade dos funcionários Romildo Agapto Marinheiro Fluvial de Convés e Vanildo Pedro Marinheiro Auxiliar de Máquina, ambos capacitados e experientes para pilotar a embarcação.

O funcionamento do barco será de segunda a sexta feira nos horários matutinos e noturnos, de acordo com a necessidade da grade escolar.

A travessia será de 4 km por água e o tempo do percurso por volta de 7 minutos em velocidade compatível.

O transporte fluvial de alunos em Paranapanema começou no ano 2000, quando a administração da época adquiriu o barco Joia Rara, que por muitos anos fez a travessia dos alunos ribeirinha.

Em 2009 a embarcação foi desativada, pois necessitava de uma reforma a qual aconteceu em 2010, sendo que em 2017 novamente a embarcação parou para manutenção, o que não ocorreu.