Barraca do CAPS se destaca na feira da lua

Participando pela primeira vez com total colaboração dos Pacientes, a barraca do CAPS foi destaque na feira da lua que aconteceu no último final de semana na praça da Matriz.

Os produtos colocados à venda são produzidos pelos pacientes do CAPS que utilizam de materiais reciclados para confeccionar, entre eles estão jornais, revistas, CD, garrafa pets, palitos de churrasco ou sorvete entre outros.

Os guardanapos de pano recebem a pintura ou bordado manual e a imaginação de cada um faz parte da terapia, que ajuda não só na recuperação como na autoestima e reintegração social dos participantes do programa.

“Nossa participação na feira da lua aconteceu em comum acordo entre Paciente do CAPS e funcionários, pois todos nós nos envolvemos, lembrando que este movimento valoriza os trabalhos e dedicação de cada um” Comentou Thais Araújo terapeuta ocupacional.

O CAPS Centro de Atendimento Psicossocial, são instituições destinadas a acolher pacientes com transtornos mentais Graves e Dependentes de Álcool e Drogas, estimular sua integração social e familiar e apoiá-los em suas iniciativas de busca da autonomia, oferecendo-lhes atendimento médico e psicossocial.

Os pacientes são atendidos de acordo com o Projeto Terapêutico Singular (PSI), que consiste em um tratamento específico para cada indivíduo, elaborado pela equipe Técnica, (Assistente Social, Enfermeira, Psicóloga, Médico Psiquiatra e Terapeuta Ocupacional) Além das consultas, o Projeto pode ser composto por diversas atividades, como oficinas terapêuticas, expressivas, reciclagem, estimulação cognitiva e coordenação motora, jogos e brincadeiras, artesanato, horta terapêutica e oficina livre. Também composta por grupo de apoio álcool e drogas e grupo de apoio familiar.

O CAPS de Paranapanema fica na rua Francisco Alves de Almeida N º 870, centro, com o telefone: (014) 3713-1468