Campos de Holambra fecha “Outubro Rosa” com excelentes resultados

Esta é a opinião de quem esteve à frente da campanha “Outubro Rosa” realizada durante todo mês nas UBSs do Distrito de Campos de Holambra.

No período foram realizadas inúmeras palestras preventivas e informativas nas unidades de saúde bem como na zona rural em algumas propriedades.

Segundo os organizadores da campanha “câncer de mama e do colo do útero” foram discutidos nas reuniões temáticas, onde as participantes tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre as doenças, tirar dúvidas, esclarecer o que é verdade e o que é mentira e principalmente a prevenção, que só é possível com o autoexame no caso do câncer de mama e o exame laboratorial no caso do Papanicolau.

O autoexame de mama deve ser feito periodicamente, ou seja, todo mês a mulher pode se auto examinar preferencialmente após a menstruação, já àquelas que não menstruam mais, podem definir uma data mensal para o autoexame.

As mulheres com idade entre 50 e 69 anos, devem fazer o exame de mamografia anualmente ou no máximo a cada dois anos.

Durante o período da campanha foram realizados aproximadamente 200 exames, lembrando que só no dia 23 de outubro, num curto período de tempo foram realizados 50 exames.

Para encerrar a campanha com chave de ouro, as equipes responsáveis pela organização fizeram uma confraternização envolvendo mulheres para desfrutar de comes e bebes gentilmente oferecido por colaboradores, inclusive teve sorteio de brindes como um dia de salão de beleza e vale compras em loja.