Civismo marca o sete de setembro em Paranapanema

O Brasil comemorou o sete de setembro com desfile cívico em quase todos os municípios, e em Paranapanema o dia da Independência foi marcado pelo civismo e um desfile diferente, que chamou a atenção do público e autoridades.

As escolas e entidades, organizadas se dividiram em pelotões masculino e feminino, simulando o militarismo brasileiro, e sob o comando de um aluno (a), se apresentaram marchando e falando palavras de ordem e patriotismo.

No palanque, autoridades municipal, como o Prefeito, Primeira Dama, Vereadores, Secretários, autoridades eclesiásticas e o Tenente PM Mauricio Comandante do 1º Pelotão de Polícia Militar de Itai, que na ocasião representou o 53º Batalhão de Polícia Militar do Interior.

Abrindo o desfile estavam as viaturas da Polícia Militar e o SAMU, que corre com vidas durante o ano todo, seguidos pelas alunas Graziela, Gabriela, Thais e Jully Maria que empunhavam os pavilhões Nacional, Estadual, Municipal e a do Distrito de Campos de Holambra.

Depois de posicionarem as bandeiras, começou o desfile das escolas com a APAE que veio escoltada pela Banda da cidade de Cesário Lange, regida pelo maestro José Molito.

Em meio às apresentações uma equipe de Militares do Canil da 2ª Cia de Tatuí, apresentaram uma simulação de ataque de um cão treinado para conter um meliante em fuga.

As escolas divididas em pelotões masculino e feminino se apresentaram cumprimentando as autoridades ao passarem em frente ao palanque oficial.

Já em posição de respeito e ordem, os alunos, as autoridades e o público presente entoaram o Hino Nacional Brasileiro e o Hino à Independência.

Em seguida os alunos comandantes dos pelotões se apresentaram às autoridades e seguindo o ritual militar pediram dispensa das apresentações à autoridade militar máxima presente, o Tenente PM Mauricio Pedro.

Emocionado e bastante satisfeito com as apresentações o Tenente PM Mauricio parabenizou a todos, agradeceu o convite ao prefeito ressaltando que o patriotismo é um dever de todos os cidadãos.

No encerramento os alunos sob o comando do Sgto. Nobre comandante do destacamento de Polícia Militar de Paranapanema e responsável pelo treinamento e apresentações, parabenizou os alunos, agradeceu o apoio que recebeu das escolas e autoridades cumprimentando o Tenente PM Mauricio.

O prefeito agradeceu a presença da população, parabenizou os alunos e o Sgto Nobre pelo desfile, bem como agradeceu ao Tenente Mauricio e a todos que de alguma forma colaboraram para realização do evento.

A secretária da Educação agradeceu a todos os participantes, ao maestro José Molito e aos integrantes da Banda de Cesário Lange bem como os funcionários professores e colaboradores.