Comitê de enfrentamento ao novo Coronavírus alerta: população deve manter o isolamento social.

O alerta é para reforçar a conscientização de que o momento é de extrema necessidade, que todos, em especial os idosos com 60 ou mais, permaneçam no isolamento social.

Esta é a atitude mais eficaz para combater a infecção e propagação do novo coronavírus, “Ficar em Casa”.

Outro alerta é para quanto ao tempo do isolamento, segundo o Decreto 64.881/2020 do Governo do Estado o isolamento social nos 645 municípios do Estado de São Paulo, é de terça feira 24 de março até terça feira 7 de abril.

Lembrando que este período poderá sofrer alterações de acordo com as mudanças epidemiológicas, que poderá antecipar ou adiar a data limite do isolamento.

Alertamos também os comerciantes e empresários para que cumpram as medidas do Decreto 1807/2020 da Prefeitura de Paranapanema, que limita o funcionamento de alguns comércios e empresas e até impedem outros de funcionarem no período de 23 de março até o dia 3 de abril.

O Decreto municipal não se aplica aos seguintes seguimentos comerciais:

Farmácias; Supermercados, mercados, açougues, peixarias, hortifrutigranjeiros e quitandas; Lojas de venda de alimentação para animais; Distribuidores de gás e venda de água mineral; Padarias e Postos de combustível.

Para o funcionamento, os estabelecimentos acima citados deverão adotar as seguintes medidas:

Intensificar as ações de limpeza e disponibilizar local para a higienização das mãos ou álcool gel aos clientes; adotar medidas que evite aglomeração em seu interior, controlando o fluxo de pessoas; divulgar informações acerca da COVID-19 e as Padarias não poderão disponibilizar assentos aos clientes.

Pedimos a colaboração da população com referência ao isolamento social, reforçando que a medida é para o bem-estar da família e toda sociedade.

Quanto aos comerciantes e empresários que descumprirem com a determinação, a secretaria da Fazenda e Vigilância Sanitária estarão autuando e intensificando a fiscalização, inclusive com punição de cassação do Alvará de funcionamento.

Juntos, Prefeitura Municipal, Secretaria da Saúde e População, podemos vencer esta batalha.