Encontro mobiliza sociedade da Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema – CBH Paranapanema realizou entre os dias 1 e 3 de outubro, o Encontro Integrado da Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema, #EUSOUPARANAPANEMA.

Participarão do encontro representantes dos poderes públicos federal, estadual e municipal, das entidades civis e dos usuários de recursos hídricos dos 7 comitês de bacias que integram a Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema, sendo 3 comitês afluentes do Estado de São Paulo Alto Paranapanema, Médio Paranapanema e Pontal do Paranapanema, 3 comitês afluentes do Estado do Paraná Piraponema, Tibagi e Norte Pioneiro e o Comitê interestadual do Rio Paranapanema, composto por representantes dos dois estados.

Previsto na agenda dos Comitês, o Encontro Integrado, #EUSOUPARANAPANEMA, tem como objetivo estabelecer o diálogo, mobilização e integração de seus membros, com vistas, entre outros objetivos, ao cumprimento das metas e ações priorizadas pelo Plano Integrado da Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema (PIRH), dentro de uma proposta participativa, envolvendo toda a sociedade.

O encontro foi realizado no Hotel Fazenda Berro D’Água, na cidade de Avaré, e Paranapanema esteve representada pelo prefeito municipal.

No Encontro de Prefeitos, um total de 247 municípios que compõem a Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema, sendo 115 em São Paulo e 132 no Paraná, com uma população de cerca de 4,6 milhões de habitantes, discutiu-se os encontros setoriais e a capacitação.

A participação do Poder Público Municipal nos Comitês de Bacias e no diálogo sobre os recursos hídricos é fundamental e tem sido estimulada, tendo em vista que é no âmbito municipal que as ações acontecem.

Em sua terceira edição, o Encontro tem entre seus objetivos mobilizar e promover a articulação permanente dos Prefeitos Municipais, com a coordenação da Câmara de Articulação Política instituída pelo Comitê no final de 2017.