«

»

Fonoaudióloga do município orienta sobre a importância do Teste da Linguinha para recém-nascidos

O frênulo da língua é uma pequena prega de membrana mucosa que conecta a língua ao assoalho da boca. A alteração do mesmo gera bastante prejuízo para o recém-nascido e para a sua mãe, pois restringe os movimentos da língua, comprometendo toda a cadeia muscular, ou seja, se um músculo está limitado em sua função, outro músculo tentará compensar essa limitação.

A alteração do frênulo lingual implica em dificuldades durante a amamentação (dificultando a pega, gerando dor para a mãe e canseira do bebê) favorecendo o desmame precoce; alterações na mastigação e deglutição, pois limita os movimentos da língua na preparação do bolo alimentar e na primeira fase da deglutição; alterações na fala, dificultando a realização de alguns fonemas.

O Teste da Linguinha é realizado no Hospital Municipal do Município de Paranapanema desde julho de 2017, juntamente com o Teste da Orelhinha, antes da alta hospitalar, pela Fonoaudióloga Daniella Perez. Se não for realizado no hospital, será realizado nas Unidades Básicas de Saúde, agendando no setor de Vacinas.

(Com informações de Daniella Perez)