«

»

Fonoaudiologia e educação: uma união fundamental

Nos dias 03 e 04, 10 e 11 de maio, foram realizadas orientações aos professores do PEB I e do PEB II em Campos de Holambra e Paranapanema com o tema “Saúde Vocal”, ministrada pela fonoaudióloga Daniella Perez.

Durante a palestra, os professores foram orientados sobre como a voz é produzida, quais são os profissionais da voz, sinais de problemas vocais, conseqüências do mau uso vocal, cuidados com a voz, dicas de mudanças no hábito vocal e na dinâmica em sala de aula. Foi entregue aos professores presentes um Protocolo QVV – Mensuração de Qualidade de Vida, adaptado pela fonoaudióloga Mara Behlau (1999), onde os mesmos puderam auto-avaliar sua voz tanto profissional quanto social.

“Sobre essas duas semanas de orientações foram muito satisfatórias, pois havia bastantes dúvidas dos professores quanto os cuidados vocais, além de compartilharmos experiências e estratégias para não fazer o mau uso da voz, usadas pelos professores em sala de aula e que estão dando certo”, comentou a fonoaudióloga.

IMG_2412 IMG_2416