Gestantes participam de encontro mensal na UBS Irmã Guilhermina

“Esta é uma ação que adotamos para oferecer às gestantes um acompanhamento mais específico onde as dúvidas, informações, prevenção e troca de experiências são itens fundamentais para uma gestação saudável para as mamães e seus bebês”.  Disse Marli Antunes Assistente Social e coordenadora da UBS Irmã Guilhermina.

O tema abordado nesta reunião foi o direito e deveres das gestantes e recém-nascidos desde a concepção até o aleitamento materno, sendo as dicas e instruções passadas pelas assistentes sociais Marli Antunes e Érica Nunes.

Durante as reuniões o que mais se preserva é o bom relacionamento entre as gestantes e funcionários da UBS, mesmo porque, vão passar um bom período da gestação juntos, e o convívio, a troca de experiências e as informações necessárias, são fundamentais para que as mamães de primeira viagem e as já mamães, possam ter uma gestação tranquila.

As participantes além das informações e orientações que receberam ganharam um mimo com produtos para os bebês, homenagem por ocasião do dia das mães e um coffee break.

“Também nos preocupamos com o dia a dia das gestantes, e quando receberam a bolsa para o bebê, aquela para dar início ao enxoval da criança, entre os produtos está o repelente contra a Dengue e Chikungunia, sendo que nas reuniões questionamentos sobre o produto e fornecemos caso as gestantes não tenham” Concluiu Marli Antunes.

“Esta ação tem uma importância significativa para as gestantes e os bebês, pois além de manterem informadas e orientadas, o convívio e trocas de experiências acabam fazendo a inclusão social das participantes”. Comentou a secretária da saúde Zinha.

Além das orientações, estas reuniões colaboram para a prevenção destacando que diminuem os casos de gestação em risco, mortalidade infantil, nascimentos prematuros e de bebês com sequelas causadas muitas vezes por falta de acompanhamento preventivo.