Hipertensos e diabéticos recebem orientações sobre AVC e Infarto.

A equipe do ESF Salvador Ribeiro Leite em Campos de Holambra, organizou um encontro com os pacientes hipertensos e diabéticos daquela unidade, afim de orienta-los das principais causas que provocam o AVC – Acidente Vascular Cerebral e o Infarto, doença que afeta o coração e de grande incidência.

Para melhor explicar as causas e também a prevenção, a enfermeira Márcia junto com a equipe do PSF, simularam situações envolvendo os pacientes em dinâmicas diretas.

Alguns pacientes vitimados das doenças, deram depoimentos relatando o acontecido com detalhes, inclusive de como eram suas vidas antes e depois da doença.

“Nas dinâmicas, procuramos simular as possíveis sequelas que podem ser deixadas pelo AVC e também pelo Infarto, onde envolvemos os pacientes, colocando-os em situações semelhantes de incapacidade”. Comentou a enfermeira Márcia.

Os encontros realizados pelas equipes dos PSFs com pacientes portadores de doenças crônicas, tem resultado direto na melhoria de vida, pois levam informações e orientações que ensinam os pacientes a conviver com a doença.

A secretária da Saúde parabenizou a equipe pela iniciativa, comentando, “A prevenção sempre foi e sempre será o melhor remédio para combater as doenças, por isso, nossas equipes estão sempre realizando estes encontros”.

As complicações causadas pela Hipertensão e o Diabetes também foi tema de discussão na roda de conversa entre profissionais e pacientes.

Após o encontro foi oferecido um delicioso café selou a confraternização.