Jovens nascidos em 2001 são convocados para alistamento militar

Os jovens do sexo masculino nascidos em 2001, tem um compromisso com a cidadania e o serviço militar, devendo fazer o alistamento em uma unidade credenciada pelo exército, que no caso de Paranapanema é a Junta Militar.

A unidade da Junta Militar fica na rua Avaré atrás do prédio da Prefeitura e funciona de segunda a sexta feira das 7:30 hs às 11:30 hs e das 13:00 hs às 17:00 hs.

Em visita ao prefeito no gabinete, o 1º Tenente Emerson Ângelo Tozetto, que é Delegado da 13ª DELSM de Avaré, falou da importância do alistamento militar para o cidadão, inclusive comentando sobre a entrega dos certificados de dispensa que acontece anualmente.

Outro assunto discutido no encontro foi sobre o alistamento que agora o cidadão pode fazer pela internet acessando o site: alistamento.eb.mil.br oferecendo mais comodidade e rapidez.

Já para aqueles que não possuem acesso à internet ou não tenha disponibilidade e intimidade com a informática, o alistamento pode ser feito na Junta Militar, sendo que o cidadão deve estar munido dos seguintes documentos: Certidão de Nascimento, Comprovante de endereço (conta de água, energia ou telefone) que deve estar no nome dos pais, Declaração de escolaridade que o jovem pode pegar na escola onde estuda ou estudou, RG e CPF.

O prazo para alistamento é até o último dia do mês de junho, sendo que posteriormente os alistados passam por uma seleção podendo ser convocados ou não para prestação do serviço militar. Em caso de dispensa, o alistado recebe um comunicado e posteriormente é feito o agendamento para entrega do Certificado de Dispensa Militar.

O cidadão que perder o prazo de alistamento, para fazer a regularização deve procurar a junta de serviço militar mais próxima de sua residência, fazer o recolhimento da multa e entregar os documentos exigidos.

Vale lembrar que sem o alistamento ou o certificado de dispensa do serviço militar o cidadão fica restrito a dezenas de oportunidades e benfeitorias como:

Obter passaporte ou prorrogação de sua validade;

Ingressar como funcionário, empregado ou associado em instituição, empresa ou associação oficial, oficializada ou subvencionada;

Assinar contrato com o Governo Federal, Estadual, dos Territórios ou Municípios;

Prestar exame ou matricular-se em qualquer estabelecimento de ensino;

Obter carteira profissional, registro de diploma de profissões liberais, matrícula ou inscrição para o exercício de qualquer função e licença de indústria e profissão;

Inscrever-se em concurso para provimento de cargo público;

Exercer, a qualquer título, sem distinção de categoria ou forma de pagamento, qualquer função pública ou cargo público, efetivos ou de nomeação;

Receber prêmio ou favor do Governo Federal, Estadual dos Territórios ou Municípios.

Portanto, para sua maior comodidade e estar regularizado com a lei e o serviço militar, aliste-se, exercendo o seu direito e dever de cidadão.