«

»

Meio Ambiente e Educação se unem para implantar o PEA em 2018

O Meio Ambiente é uma das principais preocupações do mundo na atualidade, ao se voltar num passado não muito distante, lembramos da ECO 92, que aconteceu no Rio de Janeiro reunindo naquela época quase 200 países, interessados e preocupados com a preservação da natureza.

De lá para cá o mundo não parou, a evolução da indústria, o crescimento dos centros urbanos, o desmatamento, o desrespeito com a natureza entre tantas outras atitudes do ser humano, só fez aumentar a preocupação das nações que ainda tem a responsabilidade e sabe que precisamos crescer e progredir sem devastar.

“Esta preocupação não é só das grandes nações, dos países mais evoluídos ou de ONGs de proteção ambiental, ela também é nossa, principalmente dos municípios como Paranapanema, que tem uma diversidade ambiental invejável” falou a secretária Daniela Marques ao explicar o que é o PEA.

PEA – é o Programa de Educação Ambiental, ou seja, um planejamento que esta sendo realizado em parceria entre as secretarias de Educação e Meio Ambiente de Paranapanema, com o objetivo de implantar o tema de maneira transversal no currículo escolar no ano que vem.

Para tanto uma série de reuniões já aconteceram entre as secretarias, em Paranapanema os professores já receberam instruções sobre o assunto e no dia 6, foi a vez dos professores da escola Holambra II, receber a visita da secretária Daniela Marques, que fez uma explanação sobre a temática, visando que os mestres sejam os multiplicadores do programa em sala de aula.

Daniela ainda explicou que intuito é trabalhar de maneira conjunta como prevê a Lei da temática da Educação Ambiental, tendo em vista a Lei Municipal 1173/2016 que prevê sobre as seguintes competências:

  • à Secretaria do Verde e do Meio Ambiente, em cooperação com outros órgãos públicos, instâncias de gestão participativa, instituições privadas e sociedade civil organizada: coordenar, fomentar e promover a educação ambiental no município da Estância Turística de Paranapanema;
  • à Secretaria de Educação e Cultura, em cooperação com a Secretaria do Verde e do Meio Ambiente: fomentar, promover e desenvolver a educação ambiental de forma transversal, no currículo escolar, e integrá-la como prática educativa contínua e permanente, em todos os níveis e modalidades do ensino escolar;

Para melhor esclarecer à população, o objetivo de implantar o Programa de Educação Ambiental nas Escolas é ensinar o aluno a “ler o mundo” para poder transformá-lo. Temos a necessidade de uma escola viva e atuante, vendo como “escola”, todos os envolvidos nesse processo de ensinar, aprender e reaprender. A Educação Ambiental tem como ponto de partida o conhecimento da realidade local, para assim poder reescrever essa realidade transformando-a na busca de um bem comum, em prol da sustentabilidade!