Meio Ambiente prepara cemitério para o dia de finados

A secretaria do Verde e Meio Ambiente está finalizando os trabalhos de limpeza e pintura do cemitério municipal, para receber a visitação no dia de finados.

Diversas ações foram tomadas pela secretaria para melhorar o ambiente como a pintura interna e externa de guias e muros, colocação de diversas lixeiras, plantio de grama em algumas ruas que era de chão batido, inclusive com preenchimento de terra de alguns sepulcros.

As guias da rotatória do Cruzeiro, Avenida João Celeiro, assim com as da Avenida da Saudade principal acesso ao cemitério também passaram por manutenção bem como o roçada do canteiro central, calçadas e Cruzeiro.

Para finalizar os trabalhos de manutenção e limpeza, a secretaria reservou os dias 31 de outubro e 1 de novembro para realizar um mutirão com retirada de entulho de construção, lixo proveniente de flores e vasos velhos e varrição das ruas internas e externas.

Lembramos que a colocação de ornamentos nos túmulos devem ter alguns cuidados como vasos de flores naturais não podem ser com água e sim com pratos de apoio com areia umedecida, flores artificiais devem observar se a pétala tem formatos que acumulem água, caso tenha um pequeno furo dever ser feito para vazão.

Vasos fixos não podem ser preenchidos somente com água e sim terra umedecida e nenhum tipo de vasilhame que acumule água com facilidade pode ser deixado sob os túmulos ou descartado de forma incorreta.

Após concluir a limpeza ou manutenção do túmulo nada deve ser deixado para trás como vasos e flores velhos, plásticos, papel ou papelão, pedaços de madeiras ou latas e outros, lembrando que dentro do cemitério existem diversos tambores para depósito de lixo.

O que é o dia de finados?

De acordo com um grande número de estudiosos, o ato de venerar os falecidos teve origem em meados do Século I. Naquela época, os Cristãos costumavam visitar os túmulos dos mártires nas catacumbas para rezar pelos que morreram sem martírio. Já a partir do século V, a igreja decidiu destinar uma data específica para que o que hoje nós conhecemos como de Dia dos Finados.

Ainda assim, a data para o Dia dos Finados só foi realmente estabelecida no século XIII. A escolha da data do dia 02 de novembro leva em conta que no dia anterior, dia 1º de novembro, é celebrado o “Dia de todos os Santos” e, nesta ocasião, são prestadas homenagens a todos que morreram em estado de graça, mas que não receberam a canonização. Já no dia 02, é o momento de relembrar os entes queridos que já partiram.

No dia de finados, as pessoas costumam visitar os cemitérios, levar flores e velas para enfeitar os túmulos, e, mesmo sendo uma data triste por trazer lembranças de uma pessoa amada, exalta a vida eterna em forma de lembranças, com a esperança que foram recebidos pelo reino de Deus.