«

»

Município de Paranapanema forma Comissão Municipal de Geografia e Estatística para realização do Censo Agropecuário 2017

Com o objetivo de apoiar e monitorar o trabalho dos recenseadores durante o período do Censo Agropecuário 2017, cidades de todo o país vem formando a Comissão Municipal de Geografia e Estatística através da organização do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). E em Paranapanema não foi diferente. No último dia 11, representantes da Prefeitura Municipal, da Câmara Municipal, da Cooperativa Agroindustrial Holambra e da Polícia Militar, estiveram reunidos no Sindipar com a equipe do IBGE na primeira de três reuniões.

A Comissão terá como papel acompanhar as etapas das operações censitárias na fase de preparo da operação de campo, durante a coleta de dados até a divulgação dos resultados preliminares. Também deverá apoiar o bom andamento das atividades censitárias.
A partir de 1º de Outubro de 2017 até 28 de Fevereiro de 2018 o IBGE realizará o Censo Agropecuário. Os recenseadores percorrerão todos os estabelecimentos agropecuários do país, em cada um dos 5.570 municípios brasileiros.

O Coordenador de Subárea do IGBE em Avaré, Hamilton Souza, ressaltou durante a palestra que os recenseadores estarão devidamente identificados com colete do IBGE e pelo Dispositivo Móvel de Coleta (DMC), um computador de mão. Além disso, o coordenador ressaltou a importância da declaração verídica das informações que serão apenas para uso do IBGE, ou seja, são sigilosas, e nenhum outro órgão ou instituição terá acesso.
No questionário elaborado pelo IBGE estarão perguntas como o tipo de produção, as condições de plantio, infraestrutura e mão de obra empregada.

Na área de trabalho de Itaí, a qual Paranapanema também faz parte, a equipe técnica do Censo Agropecuário será formada por 09 recenseadores, 05 agentes censitários supervisores e 01 agente censitário municipal.