Nota Técnica sobre a COVID-19

Para melhor informar a população a Secretaria da Saúde de Paranapanema informa que todas as ações de combate ao Coronavírus – COVID-19, adotadas pelos profissionais de saúde, atendem aos protocolos, exigências e orientações do Ministério da Saúde.

Casos de pacientes com síndrome gripal em acompanhamento ambulatorial, devem ficar em isolamento domiciliar por 14 dias, a contar da data do início dos sintomas. O acompanhamento é realizado a cada 48 hs, preferencialmente por telefone, solicitando consulta presencial se necessidade de exame físico. Todos os membros da casa devem ser considerados como contactantes e deverão ser acompanhados pelos profissionais de saúde.

Caso haja piora do paciente em tratamento domiciliar ou desenvolvimento dos sintomas nos familiares do paciente, torna-se obrigatório o encaminhamento para uma unidade de referência.

Já os testes para pessoas que tem os sintomas é realizado o RTPCR para os seguintes grupos:

– Profissionais de saúde e segurança pública em atividade, seja da assistência ou da gestão;

– Pessoa que resida no mesmo domicilio de um profissional de saúde e segurança pública em atividade;

– Pessoa com idade igual ou superior a 60 anos;

– Portadores de condições de risco para complicações da COVID-19;

– População economicamente ativa, sendo todos os indivíduos com idade entre 15 e 59 anos.

O teste rápido Paranapanema dispõe para realizar testes em pacientes não enquadrados nos grupos acima, e sejam familiares de casos positivos ou suspeitos. Lembrando que é necessário aguardar um período para a realização destes testes.

Em caso de dúvidas, o cidadão deve entrar em contato via fone nos seguintes números 3713 2274 – 99898 1974 – 3769 1411 – 99898 2316 – 99656 5664 – 99875 0071, todos códigos 14.

Fique em casa, se precisar sair use máscara, ao retornar lave as mãos com água e sabão por 20 segundos ou use álcool gel, higienize sua máscara para reutiliza-la.

Lembrando que as Fake News e comentários duvidosos apenas colaboram para a desinformação e geração de dúvidas.

Juntos, Prefeitura Municipal, Secretaria da Saúde e População, podemos vencer esta batalha!!!