Novembro Azul chega às fazendas em Campos de Holambra

Para intensificar a campanha do Novembro Azul, que trata sobre o câncer de próstata, a equipe da estratégia da saúde da UBS Onofre Leme Almeida em Campos de Holambra coordenada pelo Dr Thiago S Oliveira, esteve visitando propriedades rurais que tem no quadro de funcionários numero expressivo de homens.

Nas reuniões agendadas antecipadamente com o proprietário, os participantes tomaram conhecimento da gravidade da doença, tiraram dúvidas e receberam orientações de como e quando devem fazer a prevenção, que na concepção do Dr Thiago é o melhor remédio para combater o câncer de próstata.

Nas visitas às propriedades rurais aproximadamente 150 homens participaram das reuniões, numero expressivo, já que a classe masculina ainda é tabu no que diz respeito à prevenção.

O câncer de próstata é uma das doenças que mais atinge o homem, e mesmo com tantas informações e esclarecimentos que temos hoje com as redes sociais e a internet, a procura por prevenção ainda é baixa.

O preconceito é a maior incidência entre os homens em não buscar a prevenção, já que o exame do toque retal é considerado um “bicho de sete cabeças” pela maioria.

Vale lembrar que “novembro” é o mês da campanha, mas a prevenção é durante o ano todo, portanto, se você tem 45 anos ou mais, procure o centro de saúde mais próximo de sua casa, tire as informações e previna-se, porque o câncer de próstata “mata”.