«

»

Paranapanema adere ao combate contra a Dengue

Instituído pela secretaria Estadual da Saúde, a semana de mobilização contra o Aedes Aegypti de 4 a 8 de dezembro, está acontecendo também em Paranapanema, onde a equipe do PSF da Vila São José apresentou um teatro para as crianças daquela comunidade.

Vestidas a caráter as funcionárias do PSF representaram o mosquito da Dengue desde a sua formação até a fase adulta, e o mal que causa quando infecta uma pessoa.

Além das apresentações as crianças participaram ativamente de dinâmica e receberam um folheto explicativo com texto e imagens mostrando como são os criadouros e os procedimentos para evitar a proliferação.

O tema adotado pela mobilização é “Todos juntos contra o Aedes Aegytis”, com ações entre o poder público, a sociedade civil e população em geral, que permite melhores resultados na prevenção e controle da dengue.

A redução no numero de casos na doença em 2016 e 2017, mostra que o caminhos é este, as parcerias estabelecidas entre Estado e Municípios e consecutivamente apoio e colaboração da população o número de óbitos no território paulista caiu consideravelmente.

Para controlar a doença a vigilância tem que ser constante principalmente nos locais onde estão propensos ao criadouro, como quintais e terrenos sujos, pneus, latas e outros recipientes que acumulem água com facilidade, garrafas, copos descartáveis, tampinhas das garrafas e até caixas de papelão descartados indevidamente podem ser um criadouro fácil.

Qualquer suspeita da doença a pessoa deve procurar imediatamente um profissional da saúde, relatar os fatos e tomar as precauções prescritas pelo médico, outro caso de suma relevância é estar sempre atento aos “desmandos” que ainda ocorrem em alguns lugares, comunicando a vigilância epidemiológica.