«

»

Paranapanema encerra 1° Ciclo do PEQ (Programa Estadual de Qualificação) através da Secretaria de Industria Comércio e Desenvolvimento Econômico

Esta semana a Prefeitura Municipal através da Secretaria de Industria Comércio e Desenvolvimento Econômico finalizou o 1° Ciclo do Programa Estadual de Qualificação (PEQ), fato este inédito em nossa cidade, onde pudemos capacitar por volta de 60 profissionais nos cursos de “Auxiliar Administrativo” e “Atendimento e Recepção”.

Este programa tem como objetivo qualificar o profissional para aumentar suas chances de inserção no mercado de trabalho. É voltado, prioritariamente, para quem está desempregado, tem entre 16 e 59 anos e não concluiu o ensino fundamental. Essa é a faixa populacional que tem mais dificuldade em encontrar emprego.

Este programa é o resultado do relacionamento que a Secretaria de Industria Comércio e Desenvolvimento Econômico, e a Câmara Municipal, tem junto a Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho e sua regional lotada em Itaí, os planos de trabalho do nosso município foram apresentados e protocolados pessoalmente, pelo Secretário Municipal Neto Vaitieka e o Vice-prefeito José Maria, no mês de Maio de 2017, e prontamente foram atendidos pela Secretaria Estadual, neste processo foi essencial o trabalho realizado pelos Nobres Vereadores Sr Haroldo Soares e Sra Caren Ruivo junto ao seus relacionamentos na SERT estadual e regional.

Os cursos foram ministrados com base no material didático enviado pela SERT, bem como tivemos várias dinâmicas, seminários, atividades de campo e palestras (“Ética Profissional”, “Código de Defesa do Consumidor” e “Empreendedorismo”).

O Secretário Municipal Neto Vaitieka espera manter esta relação e trazer mais opções para a capacitação dos nossos profissionais: “O programa teve uma aceitação muito boa da população, onde tivemos uma procura muito intensa pelas inscrições, provando que temos carência (e necessidade) de capacitação profissional, já estamos trabalhando para a sequência do programa”.

A finalização formal desta primeira etapa se dará com uma solenidade para entrega dos certificados com a presença do Secretário Estadual do Emprego e Relações do Trabalho Sr José Luiz Ribeiro, em data a ser definida pelo gabinete estadual da SERT.

O programa teve o apoio e incentivo da Câmara Municipal.