«

»

Pescadores e comunidade homenageiam N. Sra Aparecida

O ano mariano vem sendo lembrado em todas as celebrações e eventos religiosos católicos, que neste ano comemora os 300 anos da aparição da imagem de Nossa Senhora Aparecida a três pescadores no rio Paraíba do Sul.

Em Paranapanema, a homenagem à padroeira do Brasil começou timidamente a 26 anos, quando o casal Licínio e Nair, devotos da santa iniciaram um breve passeio com a imagem da santa pelas águas da represa de Jurumirim.

Logo nos primeiros anos do “passeio” pela represa, os amigos e pescadores por profissão Vado, Tonho e Samuel, resolveram aumentar a trajetória nas águas da represa e ao longo do percurso foram ganhando mais adeptos e devotos, transformando assim em uma procissão de barcos.

Nesta 26ª edição da procissão, dezenas de embarcações percorreram ao longo da represa onde um barco trazia a imagem de Nossa Senhora Aparecida, o Padre e coroinhas. Ao chegarem às margens do aterro, os três pescadores receberam a imagem de Aparecida das mãos do Padre e seguiram em procissão até a Igreja da Matriz.

Uma multidão esperava as embarcações nas margens da represa, e a emoção tomou conta do lugar com a chegada da imagem.

Outra homenagem que já esta se tornando tradição, é a caminhada da fé que os devotos fazem percorrendo mais de 11 km, saindo da Praça da Matriz em direção à Vila Aparecida, levando a imagem da Santa onde na chegada é realizada uma missa.

Nos dois eventos centenas de devotos homenagearam Nossa Senhora Aparecida, onde aproveitaram para fazer seus pedidos e agradecimentos de bençãos e milagres alcançados.

A procissão de barcos já faz parte do calendário festivo de Paranapanema assim como a caminhada da fé, levando assim o município a uma tendência também para o turismo religioso.

Caminha da Fé levou centenas de devotos ao longo dos 11 kms

l

Procissão de barcos reuniu centenas de pessoas