Prefeito participa da 1ª reunião ordinária da APRECESP em 2018

O prefeito da Estância Turística de Paranapanema é assíduo participante nas reuniões da APRECESP.  No primeiro encontro de 2018 recebeu boas notícias para o turismo paranapanemense: o descontingenciamento da verba do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias que vai liberar R$ 416 milhões para o turismo no Estado.

O ano de 2018 começou com boas novidades para os prefeitos das estâncias paulistas. Convidado especial da primeira reunião ordinária de 2018 da Associação de Prefeitos das Cidades Estâncias de São Paulo Aprecesp Turismo Paulista, em Serra Negra, o governador Geraldo Alckmin assinou decretos que favorecem o desenvolvimento do turismo no Estado. Vinte e nove prefeitos estiveram presentes no encontro, entre eles, o prefeito anfitrião Sidnei Ferraresso.

Uma das novidades anunciadas pelo governador foi o descontingenciamento da verba do DADETUR (Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias). A atitude cautelar foi tomada em 2016 mediante retração da atividade econômica. “Vamos liberar este ano R$ 416 milhões para o turismo no Estado. As cidades irão receber melhor as pessoas e promover o desenvolvimento”, afirmou Alckmin.

Prefeito Nakagawa, Governador Geraldo Alckmin e Funcionária da Secretaria de Turismo Jerusa Helena

A medida é fruto de um pleito dos prefeitos das estâncias e que foi tratado pela diretoria da APRECESP com o governador em fevereiro. “O turismo paulista ganha com essa medida. São recursos importantes que fomentam a vocação turística e estimulam a geração de renda nos municípios”, comemorou o presidente da APRECESP Marco Aurélio.

Outro decreto assinado por Alckmin foi o que autoriza a liberação de 20% dos recursos dos convênios, no ato da assinatura, com as Estâncias Turísticas.

Turismo Rural

Foi assinado com a presidente da Associação Brasileira de Turismo Rural, Andrea Roque, termo de cooperação técnica. “A parceria entre as entidades vai potencializar o turismo rural com modernidade e qualidade”, afirmou a presidente da associação.

APM

Os prefeitos aprovaram a antecipação da próxima reunião ordinária para o mês de abril, que acontecerá durante o congresso da Associação Paulista de Municípios, no dia 6, em Santos. O presidente da APM Carlos Cruz apresentou a pauta do encontro que reunirá representantes das 645 cidades paulistas.

DADETUR

Primeira-dama Maria Nakagawa, Prefeito Antonio Nakagawa, Fabrício Cobra Secretário Estadual de Turismo e Marili Pedroso, Secretária Municipal de Turismo de Paranapanema

O secretário estadual de Turismo Fabricio Cobra Arbex apresentou balanço positivo das ações da Secretaria desde a sua nomeação, em setembro de 2016. O secretario manifestou a expectativa de assinar um lote de convênios até o fim do mês de junho. Cobra salientou a necessidade de ampliar a divulgação e promoção das estâncias turísticas e apresentou propostas de publicidade em equipamentos públicos e na TV Cultura.

Estiveram presentes os deputados estaduais Edmir Chedid e os federais Marcelo Squassoni, Nelson Marquezelli, Roberto de Lucena, Herculano Passos e Samuel Moreira  (secretário-chefe da Casa Civil). Pela APM o presidente Carlos Cruz e o vice-presidente e secretário Nacional de Relações Institucionais da Presidência da República Marcelo Barbieri. Também participou do encontro o presidente da UVESP – União dos Vereadores de São Paulo Sebastião Misiara.