Prefeitura alerta para cuidados no reveillon

As tradicionais festas do reveillon, geralmente acontecem em locais amplo, aberto onde possa reunir um numero expressivo de pessoas.

Em Paranapanema, as comemorações acontecem na praça da Matriz que tem um amplo espaço para a população, porém, algumas precauções devem ser tomadas para que a festa aconteça com segurança e conforto.

No dia do evento, é necessário redobrar a atenção com alguns quesitos como a ingestão demasiada de bebidas alcoólicas, usar roupas leves e evitar andar descalço, ao usar recipientes para ingerir bebidas descartar em locais apropriados, redobrar a atenção com os aparelhos de celulares, se estiver acompanhados de crianças, evitar a freqüência em meio a multidão e colocar um bracelete (fita adesiva com pano), nas crianças pequenas com o nome e telefone para contato, em caso de desencontro, não soltar fogos de artifícios próximo a concentração de pessoas, não dirigir após ingerir bebida alcoólica.

CRIANÇAS IDENTIFICADAS

NÃO QUEBRAR GARRAFAS

NÃO SOLTAR FOGOS

LUGAR DE LIXO É NO LIXO

 

Para realizar esta festa popular, muitos requisitos exigidos elas autoridades de segurança, devem ser cumpridos, e muitos detalhes preocupam os organizadores, como o espaço que deve ser aberto e com facilidade de evasão em caso de algum acidente, seguranças para garantir a organização e integridade das pessoas, a iluminação, o acesso a praça de alimentação e sanitários, área de estacionamento e muitos outros detalhes.

Para que tudo corra da melhor maneira possível, a prefeitura disponibiliza toda infraestrutura necessária, porém não depende só do que a prefeitura oferece para que tudo de certo, é preciso que a população colabore com algumas coisas, e pensando neste sentido é que estamos “alertando” a população e pedindo a colaboração.

Uma das grandes preocupações dos organizadores é com a segurança pessoal e coletiva da população, e de acordo com as comemorações desta data tão importante, algumas pessoas costumam ingerir bebidas alcoólicas em demasia, inclusive levando a bebida em recipientes de vidro como garrafas para comemorar na hora da virada.

Acontece que após ingerirem a bebida alcoólica acondicionadas em recipientes de vidro, algumas pessoas costumam quebrar a garrafa como forma de comemoração ou até de simpatia, coisa de supersticiosos, que irresponsavelmente tomam tal atitude colocando em risco a sua integridade e das demais pessoas que estão participando.

Para tanto, os organizadores e a polícia militar, pede a colaboração das pessoas para que não levem recipientes ou garrafas de vidro na praça da Matriz para as comemorações.

Lembramos que o reveillon é uma festa tradicional, que simboliza a confraternização mundial e celebra a vinda de um novo ano, no qual fazemos muitas intenções de prosperidade e realizações, sendo assim, atos de vandalismo, ingestão demasiada de bebidas, desentendimentos e brigas, quebrar garrafas ou outros atos semelhantes, não combinam com a data que reflete amizade, amor, carinho e paz.

Réveillon é o substantivo masculino com origem no idioma francês usado para descrever uma festa de passagem de ano, tem origem no verbo em frânces réveiller, que significa “acordar”.

 Assim, o reveillon é o despertar do novo ano, por isso, vamos despertar nossas responsabilidades almejando que a festa seja celebrada e não mal lembrada.