Prefeitura esclarece instalação de radar na av. Prefeito José Gil Plens

O DER – Departamento de Estradas e Rodagem responsável pela manutenção e conservação da rodovia Fernando Lima de Oliveira, está instalando um radar eletrônico, na referida via, mais precisamente na avenida Prefeito José Gil Plens, que é a continuação da via expressa.

Pelo fato daquela localidade estar se transformando em mais um bairro do município, e consecutivamente dezenas de moradias estão construídas e outras em construção, os moradores solicitaram a instalação de um radar eletrônico com o intuito de controlar a velocidade dos veículos.

O radar está em fase de instalação, e o DER está fazendo um estudo do trecho para poder fixar a velocidade máxima, sendo que ainda não foram instaladas placas de advertência informando qual será a velocidade máxima permitida.

Segundo informações do setor responsável pela instalação e funcionamento do radar, a previsão é que entre junho e julho, o equipamento comece a funcionar, sendo que neste período o DER estará efetivando a documentação do equipamento, para que possa ser homologado e também publicado no diário oficial.

Após estes trâmites burocráticos, a empresa responsável pelo equipamento, poderá colocar em funcionamento.

Alguns rumores em redes sociais, manifestam a colocação do radar que já estaria em funcionamento e seria mais um ponto de arrecadação, o que não é verdade.

O sistema de controle de velocidade instalado naquela localidade nada mais é do que uma prevenção e segurança eminente para os moradores adjacentes, ciclistas, pedestres e dos próprios motorista que se utilizam da via expressa.

“Lembramos que naquele trecho de aproximadamente 1.500 a 2.000 metros, existem dezenas de moradias, uma garagem de ônibus, pontos comerciais e vias de acesso a propriedades rurais, o que aumentou consideravelmente o fluxo de veículos, ciclistas e pedestres, porém, alguns motoristas abusam da velocidade neste trecho, colocando em risco a integridade dos moradores, ciclistas e transeuntes, inclusive a própria vida” Alertou o diretor de comunicação Jorge Finelli.

Segundo o DER, assim que entrar em funcionamento o radar eletrônico, a prefeitura será comunicada e consecutivamente o setor de trânsito municipal e a comunicação deverão informar e alertar a população.

Manter a prudência, prevenir e dirigir com cautela, são itens fundamentais para a segurança, sendo que ao tirar a habilitação, os futuros motoristas passam por provas teóricas e práticas, porém, após conquistar a CNH, o motorista parece esquecer ou desconhecer algumas normas de trânsito.