Prefeitura realizará campanha para coleta de pneus velhos

A prefeitura de Paranapanema acompanhando os municípios que compõem o Estado de São Paulo, vai realizar uma campanha para coleta de pneus usados que estejam abandonados nos quintais das residências.

Para que a campanha tenha sucesso, as secretarias da saúde e meio ambiente organizaram um cronograma disponibilizando locais adequados para que a população possa fazer o descarte dos pneus corretamente.

Esta ação leva em consideração que o pneu é um dos criadouros preferenciais do mosquito Aedes aegypti, pela natureza de condições favoráveis de abrigo e proteção, e são encontrados com frequência nos domicílios, com potencial de se tornarem criadouro do mosquito e da positividade associada a esse tipo de criadouro, além do impacto ambiental causado quando não há o descarte correto.

Confira o cronograma, dias e horários para você fazer o descarte dos pneus que estejam em sua residência:

Dia 17/05 no horário das 8 às 15 hs, em Paranapanema o descarte será no recinto de festas, no barracão, no bairro da Ponte o local disponibilizado é a quadra poliesportiva e na Vila Aparecida no barracão que fica atrás da Igreja Católica.

Dia 18/05, seguindo o mesmo horário, das 8 às 15 hs, em Campos de Holambra no barracão ao lado da UBS, onde funcionava a garagem municipal, nos bairros da Serrinha e Serra Velha o descarte será nas quadras poliesportiva.

Importante lembrar que nenhum outro tipo de material será aceito nos locais de descarte, somente os pneus.

Um pneu usado que não tenha mais utilidade, se descartado na natureza levará 100 anos ou mais para se decompor, e estando sujeito ao tempo, poderá facilmente se tornar um criadouro de larvas do mosquito da Dengue, morada de insetos e outros bichos, colocando em risco a saúde pública.

“Temos que ter a consciência e pensar que nossa família poderá ser a vítima de animais peçonhentos ou um mosquito da Dengue, caso tenhamos em nossa residência um pneu jogado no quintal ou desprotegido, portanto faça a sua parte, colabore com nossa campanha e descarte corretamente o pneu usado que está atrapalhando e ameaçando a saúde da sua família” Concluiu a secretária da saúde Maria Aparecida Leonel, a Zinha.