Prefeitura realizará vacinação contra a raiva animal

A secretaria da saúde através da divisão epidemiológica estará realizando a vacinação contra a raiva animal para cães e gatos, que acontecerá em duas etapas sendo a primeira no dia 20 de outubro em Paranapanema na Casa da Agricultura e em Campos de Holambra será no dia 27 de outubro na garagem municipal que fica atrás a UBS Onofre Leme de Almeida, sendo o mesmo horário, para ambos os dias, das 8 às 17 hs.

Para vacinar seu animal de estimação é necessário leva-lo até os locais acima citados, munidos da carteira vacinal, se possuir, porém caso não possua, mesmo assim o animal será imunizado.

Lembramos que a vacinação é obrigatória e de responsabilidade do proprietário, sendo que no caso do animal não ser imunizado e venha ocorrer um acidente envolvendo pessoas, e constatando que o animal está doente, o proprietário poderá ser responsabilizado criminalmente.

Ressalta-se ainda que vacinar seu animal além de estar contribuindo com a saúde pública e bem estar de seu animal, é um ato de amor, já que seu animal de estimação faz parte do seu âmbito familiar.

A raiva animal é uma doença mortal, causada por um vírus, acomete todos os animais com sangue quente, não possui um tratamento específico e quase sempre é fatal. A importância da vacinação justifica-se pelo fato de tratar-se de uma zoonose, ou seja, pode ser transmitida dos animais ao ser humano, é de fácil contágio podendo se tronar um surto nas mais variadas espécies.

A doença é transmitida geralmente através da mordida ou arranhadura dos animais, podendo também ocorrer via contato direto com secreções ou excrementos.

Os sinais clínicos da doença incluem alterações no comportamento como uivos constantes, agressividade, dificuldade em engolir os alimentos, salivação em excesso e paralisia dos movimentos.

Diante dessas informações a melhor forma de prevenir a doença é com a vacinação, lembrando que cães e gatos com três meses de idade em diante podem receber a imunização em dose única, que é gratuita.

A campanha é uma realização da secretaria da saúde, através da divisão epidemiológica com apoio da Prefeitura Municipal.