Prefeitura renova convênio com a Sutaco

No último dia 03 o prefeito da Estância Turística de Paranapanema, José Mari Alves, esteve na Capital Paulista para assinar a renovação do convênio firmado com a Sutaco – Superintendência do Trabalho Artesanal nas Comunidades. Tal parceria com o Governo Estadual é importante para a difusão do artesanato local, visando a geração de trabalho e renda.

Com a assinatura, será possível promover a cooperação institucional, o intercâmbio de informações e o desenvolvimento de ações que permitam facilitar o cadastramento dos profissionais da cidade na Subsecretaria do Trabalho Artesanal nas Comunidades (Sutaco). O convênio assinado pelo prefeito abre possibilidades para que, futuramente, nossos artesãos possam ter acesso a capacitações sobre técnicas artesanais e ferramentas de gestão de negócios.

O artesão portador da carteira da Sutaco é valorizado, encontra apoio para a promoção, o desenvolvimento, a divulgação e a comercialização do artesanato produzido no município.

Para se cadastrar, o artesão deve comparecer no FUNDO SOCIAL DE SOLIDARIEDADE e apresentar sua produção artesanal para avaliação, munido de documento de identidade, CPF, comprovante de residência e foto 3×4 recente. Após a avaliação este material é encaminhado para a Sutaco, que no prazo de até 30 dias encaminha a carteira do artesão. O documento é válido por dois anos e podem ser renovados.

Mais detalhes e outras informações podem ser obtidas no FUNDO SOCIAL DE SOLIDARIEDADE (ao lado do Fórum de Paranapanema) pelo fone 3769-1017.

O que é a Sutaco?

Superintendência do Trabalho Artesanal nas Comunidades, popularmente conhecida como Sutaco é uma autarquia vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Governo do Estado de São Paulo. O trabalho da Sutaco é a preservação, desenvolvimento e promoção do artesanato paulista e a valorização e apoio ao artesão. O artesanato é importante manifestação da cultura e identidade de uma comunidade, uma região, um país. E também uma forma significativa de geração de renda e promoção do desenvolvimento local de maneira economicamente viável, ambientalmente responsável e socialmente justa.