Saúde e Educação promovem ação para atualização de carteiras vacinais

Devido o crescente número de casos de sarampo que vem surgindo nos últimos meses, e de acordo com orientação do Ministério da Saúde, as secretarias de saúde e educação de Paranapanema, estão promovendo uma ação conjunta para prevenir a doença.

Agentes da saúde de Paranapanema estiveram visitando as escolas, principalmente onde estão crianças da faixa etária visada, para fazerem uma checagem nas carteiras vacinais e orientar sobre a prevenção da doença, que só é possível através da vacinação.

A mesma força tarefa já aconteceu em Campos de Holambra onde as equipes da saúde da família percorreram escolas com o mesmo intuito.

O Ministério da Saúde está convocando todos os órgãos estaduais e municipais para realizarem a vacinação que está acontecendo desde o dia 7 de outubro para a faixa etária dos 6 meses a menores de 5 anos, respeitando a seguinte composição: 4 anos, 11 meses e 29 dias, lembrando que para estes, a vacinação vai até o dia 25 de outubro.

Outro alerta da secretaria da saúde para a população, é para o dia 19, que está marcado como o dia “D” para vacinação em todo o país.

Para tanto as UBSs Irmã Guilhermina e Orlando Torelo no CDHU, em Paranapanema e Salvador Ribeiro Leite, no bairro Santa Helena em Campos de Holambra, estarão funcionando simultaneamente das 8 hs às 16:30 hs.

É de suma importância que os pais verifiquem a carteira vacinal dos filhos e em caso de dúvidas, procurar a UBS mais próxima de sua casa.

A secretária da saúde Mercedes Machado, pede a colaboração dos pais e responsáveis por crianças e adolescentes, para que não deixem de verificar a situação vacinal de seus filhos, e em caso de dúvidas procure uma unidade de saúde.