Secretaria da saúde abre a segunda fase de vacinação contra o Sarampo

Depois de encerrar o primeiro ciclo vacinal contra o sarampo, desencadeado pelo Ministério da Saúde, Secretaria de Estado da Saúde, a vigilância epidemiológica de Paranapanema abre a segunda fase.

A campanha é a nível nacional e 30 de novembro está marcado para ser o dia “D” da vacinação, onde os as UBSs Irmã Guilhermina em Paranapanema e Salvador Ribeiro Leite em Campos de Holambra vão estar funcionando das 8 hs às 16 hs.

Esta fase vacinal é para a faixa etária dos 20 aos 29 anos que ainda não foram imunizados, lembrando que é necessário levar a carteira de vacinação para averiguação e atualização.

“A campanha começa no dia 18 e vai até o dia 30 deste mês, e é de suma importância que as pessoas com faixa etária dos 20 aos 29 anos procurem o serviço de saúde mais próximo de sua casa para regularizar a situação vacinal”. Disse a secretária da saúde Mercedes Machado.

Já para as pessoas que ainda não tomaram a dose na primeira fase do ciclo vacinal, ou seja,

Segundo a secretaria da saúde, a análise comparativa neste primeiro ciclo vacinal contra o sarampo, o comparecimento foi considerado baixo, o que é um dado preocupante, já que a doença vem evoluindo e causando até epidemias em algumas regiões do país, segundo a ANVISA.

Já o Ministério da Saúde, divulgou em agosto deste ano, um boletim epidemiológico que contabilizou 2.331 casos confirmados de sarampo em todo país nos últimos três meses, sendo que este número representa 38,75% em relação ao último boletim do ministério.

A secretaria da saúde de Paranapanema, através da vigilância epidemiológica, alerta ainda as pessoas fora da faixa etária dos 20 aos 29 anos, que ainda não tomaram a dose, devem procurar pelo serviço de saúde.