Secretaria de Turismo e SENAC apresentam o Plano Diretor de Turismo de Paranapanema

Nesta segunda feira, dia 26 de março, vinte e nove cidadãos receberam, da Secretaria Municipal de Turismo e Senac, uma declaração que atesta a participação na elaboração do Plano Diretor de Turismo do Município.  O encontro contou com a presença e prestígio do Vice-prefeito Zé Maria e esposa, dos Vereadores Haroldo Soares, Arimatéia Camargo, Walter Kley Menck, Mauricio Ibanez, Leonísio Martins (Lelê), da Secretária de Turismo, Marili Pedroso, pela equipe técnica do Senac vieram Paulo Malagutte e Enrico Magnoni Victoria, dentre outros representantes de Secretarias parceiras, da sociedade civil e demais entidades.

É um documento histórico, motivo de orgulho para quem olha para o futuro e, lá, vê Paranapanema estruturada para ser um dos destinos turísticos do Estado de São Paulo. A elaboração desse Plano é o mais importante passo do turismo local desde que recebeu o título de Estância Turística.

O primeiro passo de qualquer processo é o planejamento, ainda mais quando se trata do processo de “turistificar” um município. Há tempos a Estância Turística de Paranapanema precisava deste compêndio para nortear as ações que trarão o desenvolvimento no âmbito turístico.

O Plano Diretor de Turismo tem como objetivo identificar as tendências e pontos turísticos do município; oferecer todo suporte e informação necessária ao visitante; melhoria dos serviços prestados ao turista; aumentar as oportunidades de criação de emprego e renda; tornar Paranapanema conhecida entre os trajetos turísticos do país. Depois de elaborado o Plano passou pela aprovação da Câmara Municipal de Vereadores e finalmente será encaminhado para aprovação do Governo Estadual.

Foram 8 meses de muito trabalho, em reuniões coordenadas por Paulo Malagutte, consultor do SENAC Botucatu, responsável por desenvolver o Plano Diretor de Turismo de Paranapanema. Com a participação de membros do Legislativo e Executivo, sociedade civil e entidades, os encontros colocaram em discussão as metas que deveriam ser inclusas no plano, contando com o levantamento de dados de diversas secretarias  municipais e do Centro de Processamento de Dados da prefeitura.

“Sem o Plano Diretor de Turismo nós perderíamos o título de Estância Turística e consequentemente os recursos do DADE; portanto é motivo de orgulho para todos que participaram desta conquista”, ressaltou a secretaria de turismo, Marili Pedroso.

“Quero agradecer a todos os representantes da sociedade civil, vereadores, Aciapar, Momentum e demais instituições, que colaboraram participando das reuniões, trazendo idéias e doando um seu tempo para colocarmos em prática este plano que será de suma importância para o futuro de Paranapanema”, agradeceu o prefeito Antonio Nakagawa.

Paulo Malagutte, docente do Senac-Botucatu falou: “Foi uma experiência muito importante para o Senac trabalhar com a Prefeitura de Paranapanema. A capacidade da Marili Pedroso em agrupar as pessoas certas. A disposição dos alunos no desenvolvimento dos trabalhos. O apoio da Câmara Municipal e do Conselho de Turismo no acompanhamento e aprovação dos documentos. A forma respeitosa como fomos tratados por todos os funcionários municipais. Isso tudo fez com que o trabalho tenha ocorrido da melhor forma e a Secretaria de Turismo tenha atingido uma parte dos seus objetivos no planejamento das atividades turísticas na Estância de Paranapanema.

Confira abaixo a lista de todos os cidadãos que participaram “assiduamente” das reuniões de elaboração do Plano Diretor de Turismo:

• Adail Barbosa da Silva
  • Afonso Aires de Melo