Secretaria do Meio Ambiente informa agendamento de caçambas

Com o intuito de melhor atender à população, a secretaria do Verde e Meio Ambiente informa os dias e horários para agendamento de caçambas.

Para os moradores de Paranapanema o agendamento é toda segunda, quarta e sexta feira, das 7:30 hs às 9:30 hs, comparecendo pessoalmente na Casa da Agricultura que fica na rua José Bernardo, 310.

Para os moradores de Campos de Holambra, o procedimento é o mesmo, ou seja, pessoalmente de segunda a sexta feira das 7:30 hs às 11:30 hs, na Sub-Prefeitura, localizada na avenida das Posses próximo da garagem municipal.

Em ambos os casos, o interessado deve levar documento de identidade, para que possam assinar o termo de compromisso.

O serviço de coleta de entulhos oferecido pela prefeitura municipal não tem custo, a caçamba é disponibilizada para o interessado com data agendada, lembrando que é retirada no mesmo dia, portanto é bom planejar o descarte do entulho.

As caçambas são para coleta exclusiva de entulhos de construção, lixo proveniente de limpeza de quintais, como galhos e folhas de poda de árvores, pedaços de madeiras e móveis velhos.

Os eletroeletrônicos como televisores, rádios, aparelhos de som, computadores, monitores e outros, bem como os eletrodomésticos da linha branca como fogões, geladeiras e micro-ondas danificados sem recuperação, não devem ser descartados nas caçambas e sim armazenados em lugar coberto na sua casa ou comércio e descartado nas campanhas que acontecem periodicamente.

 Já os pneus velhos a atenção deve ser redobrada, pois se descartados incorretamente, é um potencial de grande risco para a saúde pública, sendo um ponto de fácil acumulo de água e consecutivamente criadouro de larvas da Dengue.

Os pneus velhos sem uso ou danificados, os interessados devem procurar a Secretaria do Verde e Meio Ambiente, solicitar a autorização para descarte dos pneus no écoponto que fica no estádio municipal Professor Pedro Sanchez.

De forma alguma deve se descartar entulhos, materiais ou detritos provenientes de limpeza de quintais, móveis e pneus velhos, eletroeletrônicos ou eletrodomésticos da linha branca em calçadas, terrenos baldios, vias públicas ou estradas.

A Lei 386/97 no artigo 32 do Código de Posturas pune com multa o cidadão que fazer o descarte incorretamente.

O ARTIGO 32 DO CÓDIGO DE POSTURAS – É proibido embaraçar ou impedir por qualquer meio, o livre trânsito nas rodovias e caminhos públicos, bem como nas ruas, praças e passeios da cidade, sedes industriais e povoados do Município.

Parágrafo Único – Compreende-se na proibição deste artigo, o depósito de quaisquer materiais, inclusive de construção nas vias públicas em geral.

Portanto antes de descartar qualquer material em via pública, o cidadão deve solicitar a caçamba gratuita pela Prefeitura ou se preferir poderá contratar serviço de coleta particular.