Secretarias se reúnem para planejar ações contra a Dengue

Para combater o mosquito Aedes Aegypti, Chicungunia e Zika as secretarias se reuniram para planejar ações e combater a proliferação do mosquito que colocou a região em alerta vermelho.

Noticiado nos telejornais e redes sociais, o crescimento de casos no Brasil é grande inclusive na nossa região, onde cidades do porte de Paranapanema estão com números de casos alarmantes.

Para combater o mosquito e evitar um surto, as secretarias se reuniram para elaborar cada uma em sua realidade um plano de ação que envolva funcionários e comunidade.

A inciativa foi da secretaria da saúde, que em cumprimento de suas obrigações inclusive com o Governo do Estado, terá que passar informações quinzenais sobre as ações e casos detectados.

Na reunião ficou acertado que cada secretaria estará a partir de agora colocando em prática as ações que acharem necessárias para cada prédio ou setor de sua responsabilidade, e também auxiliando umas às outras para evitar o pior.

A secretaria da Saúde e do Verde e Meio Ambiente pedem a colaboração da população para que redobrem a atenção com ações diárias que podem ajudar no combate ao mosquito Aedes Aegypti, como evitar o descarte de lixo proveniente de limpeza de quintal, sem a presença da caçamba, assim como os entulhos de construção, móveis velhos, colchões, pedaços de madeiras, caixas de papelão, latas velhas entre outros, também devem ser descartados em caçambas.

Já os recipientes que acumulam água com facilidade devem ser guardados em locais cobertos, os vasos de plantas devem ser regados e não colocados água no prato de apoio, sendo que estes devem estar com areia para evitar o acumulo da água.

Para as famílias que possuem jazigos ou túmulos no cemitério, deve evitar a colocação de vasos com flores naturais ou artificiais que acumulem água, e os vasos fixos devem ter vazão de água.

Pneus velhos e eletroeletrônicos só devem ser descartados nas campanhas específicas realizadas pela prefeitura.

Lembramos que a prevenção é o melhor remédio para combater qualquer doença, e a responsabilidade é de todos.