Testagem em parceria ajuda na identificação de novos casos de Coronavírus.

Uma parceria que vem ajudando consideravelmente a saúde municipal, é a testagem em massa de funcionários de empresas e fazendas, feitas em parcerias com a Prefeitura Municipal.

O serviço visa a prevenção e monitoramento das condições de saúde dos funcionários de acordo com as diretrizes e ações orientadas pelo Ministério da Saúde. Estas prevenções estão divididas em 4 blocos sendo a Prevenção; Triagem dos casos suspeitos; Testagem e Contenção.

A prevenção é recomendada para as empresas reforçarem as medidas cautelares com orientações aos funcionários quanto ao distanciamento social, uso de máscara, higiene das mãos, limpeza do ambiente de trabalho conforme exigências e orientações da Vigilância Sanitária, afastamento de sintomáticos entre outros.

A triagem possui dois objetivos que são: a identificação de casos suspeitos, permitindo o encaminhamento precoce aos serviços de saúde e o isolamento dos casos suspeitos, evitando assim a transmissão no ambiente de trabalho.

A testagem tem três objetivos que são: a confirmação de casos suspeitos para isolamento, monitoramento de indivíduos assintomáticos infectados e oferta de informações relevantes sobre o comportamento da epidemia para os especialistas de saúde.

A contenção se restringe na comunicação aos funcionários e ao governo seja municipal, estadual ou federal, para que possam ter noção da amplitude da doença e assim colocar em prática ações que possam conter a evolução da epidemia.

Os funcionários devem ser comunicados assim que os testes estejam prontos, mantendo a privacidade de cada um. Em casos de identificação positiva de um funcionário, o setor de saúde deve ser comunicado imediatamente, com todos os dados do identificado, para que as ações de prevenção sejam tomadas pelos profissionais.

Os demais funcionários da empresa também devem tomar ciência dos casos identificados, afim de que a prevenção seja redobrada. Já àqueles que tiveram contato com os infectados dentro da empresa, devem seguir as orientações da equipe de saúde, inclusive com isolamento domiciliar, se for o caso.

Segundo informações da secretaria da saúde, diversas empresas já tiveram a iniciativa de testar seus funcionários, inclusive com identificação de casos positivos.

Nesta última, foram realizados 293 testes, dos quais 4 casos positivos confirmados, sendo dois de Paranapanema e dois de outros municípios (Itaí e Itapeva). A testagem em parceria é feita da seguinte forma: A empresa compra os testes e a Secretaria da Saúde entra com a mão de obra para coleta do material e orientações.

Ficar em casa, para aqueles que podem, é a melhor forma de prevenir o contagio e o crescimento da disseminação. Se precisar sair de casa, que seja apenas uma pessoa, de preferência que não faça parte dos grupos de risco.

Enquanto estiver nas ruas, use máscara, evite aglomerações e mantenha o distanciamento social. Evite tocar ou manusear coisas desnecessárias. Ao retornar para casa, retire suas roupas e coloque para lavar, higienize seus calçados e as compras antes de guardar na geladeira u armários.

Seus pertences pessoais também devem ser higienizados, lave as mães com água e sabão por 20 segundos ou use álcool gel.

Juntos, Prefeitura Municipal, Secretaria da Saúde e População, podemos vencer esta batalha!!!