Tradição é Fé marcam a 27ª procissão de barcos

Como acontece todos os anos, em comemoração à Nossa Senhora Aparecida, um grupo de pescadores organizam um cortejo fluvial de barcos que percorrem vários trechos da represa de Jurumirim, e ao longo do trajeto adeptos vão se juntando formando assim a tradicional procissão.

A chegada sempre por volta das 18 hs, acontece no aterro da represa, ponto tradicional de apoito de pescadores que utilizam da rampa em concreto para desembarcar seus barcos na represa.

Centenas de pessoas aguardavam a chegada da procissão que trazia um barco à frente, ornamentado com a imagem de Aparecida, carregada pelo Padre Luiz Capela.

Ao desembarcar os fiéis disputavam os melhores lugares para se aproximar da imagem e pedir a benção, e logo em seguida a caminhada em procissão pelas ruas da cidade até chegar à matriz de Nossa Senhora do Bonsucesso, onde foi celebrada santa missa.

A Padroeira do Brasil, como foi carinhosamente chancelada Nossa Senhora Aparecida, recebe homenagem no país inteiro, cada lugar tipicamente a seu estilo, em Paranapanema a homenagem começou timidamente a 27 anos, quando o casal Licínio e Nair, devotos da santa iniciaram um breve passeio com a imagem da santa pelas águas da represa de Jurumirim.

Logo nos primeiros anos do “passeio” pela represa, os amigos e pescadores por profissão Vadô, Tonho e Samuel, resolveram aumentar a trajetória nas águas da represa e ao longo do percurso foram ganhando mais adeptos e devotos, transformando assim em uma procissão de barcos.

Nesta 27ª edição da procissão, além da homenagem por devoção a Santa, um dos seus idealizadores e criadores da procissão, também foi lembrado com saudades pelos familiares, parentes e amigos, estamos falando do “Tonho pescador” que nos deixou recentemente.

Uma das embarcações conduzida por um dos filhos do homenageado trazia à frente um esboço da figura carismática do saudoso Antônio Pescador.

Durante a missa aconteceu a entrada da imagem e a coroação, já no final da celebração uma breve leitura de relatos de uma vida inteira dedicada à família, a pesca e à tradição, foi feita por um dos amigos de caminhada, aflorando a emoção que estampava no semblante de muitos com lágrimas.

Outra homenagem que completa seu terceiro ano consecutivo é a caminhada da fé que os fiéis fazem percorrendo mais de 11 km, saindo da Praça da Matriz às 6 hs em direção à Vila Aparecida, levando a imagem da Santa onde na chegada é realizada uma missa.

Nos dois eventos centenas de devotos homenageou Nossa Senhora Aparecida, onde aproveitaram para fazer seus pedidos e agradecimentos de bênçãos e milagres alcançados.

A procissão de barcos já faz parte do calendário festivo de Paranapanema assim como a caminhada da fé, o que colabora com o município a uma tendência para o turismo religioso.