Você acha que a Pandemia do Coronavírus acabou?

Se a sua reposta foi sim, acredite, além de estar enganado está mais exposto ao risco de ser contaminado e contaminar outras pessoas. Agora se sua resposta for não, é hora de você parar e avaliar as suas ações e atitudes para sua prevenção e de sua família.

Os números falam por si e não mentem. Em 17 de julho de 2020 o Boletim Epidemiológico apontava 46 casos positivos, já o Boletim Epidemiológico de 17 de agosto de 2020, 30 dias depois, aponta 102 casos positivos, ou seja, em trinta dias um aumento de 82.1% dos casos positivos.

Agora se você acha pouco esta taxa de aumento, realmente você acredita que a Pandemia do Coronavírus acabou, está mais exposto à contaminação e propenso a contaminar outras pessoas, inclusive seus familiares.

Por outro lado, se acredita que esta taxa é bastante alta e preocupante, suas ações de prevenção devem ser reavaliadas e a atenção com os cuidados orientados pela Vigilância Sanitária, redobrados.

Segundo a Secretaria da Saúde, os casos positivos estão aumentando assustadoramente, deixando os profissionais de saúde em alerta máximo, porque o sistema de saúde local pode ficar comprometido.

Apesar de contar hoje com 3 aparelhos respiradores, o Hospital Municipal Leonardus van Melis ainda não tem estrutura suficiente para atender vários casos ao mesmo tempo. Outro fator preocupante, é que a taxa de crescimento de casos positivos também está acontecendo na região, e nossos hospitais de referência que é Avaré e UNESP, não atendem somente Paranapanema.

Ficar em casa ainda é a melhor opção para conter o avanço da Pandemia. Usar máscara quando estiver na rua, manter o distanciamento social, higienizar as mãos periodicamente, assim como seus pertences pessoais, são ações indispensáveis no dia a dia de quem precisa sair de casa.

De nada vai adiantar os esforços redobrados dos profissionais de saúde, se você não fazer a sua parte. De nada vai adiantar novos aparelhos respiradores, se você não ajudar na prevenção, de nada vai adiantar você ler esta matéria e achar que é politicagem.

Pare, pense, só você pode mudar esta situação, só as suas atitudes responsáveis podem prevenir o aumento do contagio, só você.

Juntos, Prefeitura Municipal, Secretaria da Saúde e a População, podemos vencer esta batalha!!!