Comunicado Secretaria Municipal de Saúde

Circular n° 01/2022 de 11 de janeiro de 2022

A Direção Técnica do Hospital Municipal de Paranapanema vem através desta Circular N° 01/2022 comunicar a população usuária deste serviço de saúde a respeito da demanda de crescimento exponencial de nossas consultas nas últimas duas semanas, principalmente, os atendimentos dos pacientes com sintomas gripais.

Já se tornou uma realidade o aumento de casos não apenas de COVID-19 bem como, casos de contaminações pelo vírus Influenza H3N2 que circula em nosso município, estado e país. Tais casos estão acontecendo de forma rápida e acelerada, sobrecarregando assim nosso serviço de saúde, com aumento de atendimentos em mais de 60%, acarretando filas de espera e aglomerações em nossas instalações.

Para tal cenário epidemiológico, medidas estão sendo analisadas constantemente pela equipe de vigilância epidemiológica e gestores municipais, juntamente com a Direção Geral deste Hospital, para melhorarmos o possível, dentro de nossa realidade, o auxílio a nossa população.

Porém, necessitamos de consciência e bom senso no uso do serviço hospitalar. Aos usuários, solicitamos que procurem nossa unidade sempre que houver necessidade, mas não deixem de procurar também orientações ambulatoriais nas Unidade de Saúde, e em caso de queixas leves de sintomas gripais como: coriza, cefaleia, espirros, e demais sintomas catarrais, podem ser avaliados, medicados e orientados nas UBSs. Tal fluxo, diminuiria a procura intensa pelo Hospital, melhorando o bom funcionamento de tal unidade, sem prejudicar nossos pacientes.

Graças a grande campanha de vacinação de nosso município e nossos profissionais que participam de tais campanhas, apoio de nossos gestores, e o comprometimento de todos os profissionais da saúde, os casos de contaminação de COVID-19 e outras síndromes gripais até o presente momento se encontram em acompanhamento ambulatorial, sem necessidade de internação.

Pedimos ajuda à população pela conscientização à procura de nossos serviços de saúde, pois assim não sobrecarregamos nossas unidades e, mantemos um bom atendimento ao público SUS e organizamos melhor nossa demanda. Podendo dar aos nossos pacientes, todo respaldo em seu acompanhamento durante tais afecções.

Mais uma vez pedimos o apoio de todos nesse momento para que os contaminados respeitem o período de isolamento, e os contactantes evitem as aglomerações, mantendo a boa higienização das mãos e uso de máscaras. Assim, podemos cuidar melhor de nossas famílias e amigos.

 

Diretor Técnico H.M.L.V.M.                                                         Sec. De Saúde Municipal