PREFEITURA REALIZA PROJETO VOLTADO A ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO COM AS CRIANÇAS DA APAE

A Prefeitura da Estância Turística de Paranapanema, através da Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte e em parceira com a APAE deram início ao programa “Mente Única” que visa auxiliar no desenvolvimento de crianças com deficiências.  

Segundo o secretário de esportes do município, Haroldo (Bird) esse projeto é desenvolvido em países como a Argentina e no Brasil é realizado na prática em Curitiba, no Paraná.  

“Essa é uma iniciativa que a gente viu dando certo lá fora e quis trazer para a nossa realidade. Em alguns lugares esse trabalho é realizado apenas com crianças autistas e em Paranapanema nós fizemos algumas adaptações para atender também cadeirantes, deficientes intelectuais e deficientes auditivos”, disse.  

As atividades desportivas ministradas são adaptadas de forma a memorização de sequência, com objetivo de incentivar a socialização, a coordenação motora, além de melhorar o desenvolvimento do foco e da atenção das crianças.  

“É um projeto maravilhoso. Cada aula que nossos assistidos participam, vemos uma evolução, eles interagem com o grupo e com o coordenador do projeto, Bird. A equipe da APAE que acompanha semanalmente as aulas, se surpreendem em como os jovens participam e se revelam no esporte”, disse a diretora da APAE, Elcia Nyssen.   

O projeto ainda conta com uma diversificação de atividades como goalball, bocha adaptada, mini golf 7 e tato sensorial. 

Para o prefeito, Rodolfo Fanganiello, “o esporte de Paranapanema segue avançando e buscando grandes referências para serem desenvolvidas no município e beneficiar a população, “Nossa cidade tem um potencial gigante e toda equipe está trabalhando para colocar o nosso esporte como destaque na região e a inclusão social faz parte desse processo, para que todos tenham a oportunidade e o direito de viver o esporte”, concluiu o prefeito.