Prefeitura informa sobre desligamento de sinal analógico de televisão

De acordo com o Ministério das Comunicações, o sistema de transmissão de sinais de televisão analógico será desligado no Estado de São Paulo, no dia 28 de novembro de 2018.

Ao longo deste ano, o setor de comunicação da Prefeitura vem negociando com as emissoras que disponibilizam seus sinais de transmissão em TV aberta, para a substituição dos equipamentos analógicos para digital.

Neste período de negociações, apenas a Rede Globo de Televisão, através da TV Tem, demonstrou interesse em continuar com a transmissão de sua programação e fez a substituição dos equipamentos, disponibilizando o canal 26.1 Digital.

As demais emissoras como SBT, Record, Cultura e Band, não disponibilizaram os equipamentos e nem mesmo apresentaram cronograma de investimento para o município, exceto a TV Cultura que informou na semana passada, que os equipamentos Digital da emissora para Paranapanema já foram comprados e a instalação esta prevista para até meados de fevereiro de 2019.

A Rede Bandeirantes não tem nenhum cronograma de investimento direcionado para o município, já o SBT informou que a previsão de investimento no sistema digital para Paranapanema, está programada para 2019 sem data específica.

A Rede Record disse que nenhum investimento está previsto para o município, porem em 2019 Paranapanema poderá estar no cronograma de investimentos da emissora.

Esclarecemos à população, que a transmissão dos sinais de televisão aberta para o município de Paranapanema, é de responsabilidade das emissoras, bem como a regulamentação dos canais junto ao Ministério das Comunicações, os investimentos em equipamentos e a instalação dos mesmos.

A Prefeitura por sua vez, disponibiliza o local para abrigar os equipamentos, a torre para instalação das antenas e um funcionário para dar suporte e manutenção do funcionamento.

A Prefeitura não pode comprar o equipamento digital e ceder para as emissoras, sendo que, se tal feito acontecer, o prefeito incorre em improbidade administrativa, restituição dos valores aos cofres públicos e perda do mandato.

Os investimentos em equipamentos, manutenção e instalação são de inteira responsabilidade das emissoras, lembrando que cada Kit Digital custa em média R$ 75.000,00

A Rede Record está sem transmitir seu sinal em Paranapanema desde meados de 2017, consequência de pane no transmissor analógico. Diversos contatos e cobranças foram feitas ao setor técnico da emissora responsável pela região, porém, todos sem sucesso.

Em meados deste ano, a emissora sinalizou a possibilidade da instalação de um transmissor analógico usado, porém, a Prefeitura teria que fazer um investimento na compra de uma antena Parabólica com alto custo, o que não seria viável por um curto período, já que o desligamento acontece no dia 28 próximo, diante desta condição ficou decidido manter o sinal desativado.

Continuaremos em contato com as emissoras na tentativa de restabelecer os sinais do SBT, Band e Record já com transmissão digital.

Recentemente, a caravana Digital esteve em Paranapanema esclarecendo as dúvidas sobre o sistema, sendo as famílias que são cadastradas em programas sociais, tem direito ao Kit Digital gratuito e já estão recebendo através dos correios.

Para aqueles que possuem antena parabólica ou qualquer outro sistema de TV fechada, as transmissões já são no sistema digital e todos os canais estarão disponíveis.

Para maiores esclarecimentos sobre o sistema digital, o interessado poderá acessar o portal do Ministério das Comunicações ou entrar em contato através do telefone 147, ligação gratuita de qualquer aparelho.