Professor, tradução de ensino e dedicação.

Eu não consigo imaginar minha vida hoje, sem ter passado pelos professores que fizeram parte dela!

Não somente pela minha profissão, “comunicador”, mas também pelo aprendizado de uma forma geral que tenho hoje, ou seja, primeiro aprendi a conhecer e juntar as letrinhas, formando palavras, depois guardar seus significados e coloca-las em prática na vida, assim como é na sua também.

E este aprendizado passo a passo, só foi possível com a presença e dedicação do (a) professor (a).

A profissão de professor (a) é mais que ensinar, é dedicar-se de uma maneira bem específica, pois além de alfabetizar a criança, o jovem ou adulto, ainda tem a paciência, o afeto, o companheirismo, os momentos de acolher e ouvir, de abraçar, de transformar o choro, aquele que quando chegamos na sala de aula pela primeira vez, em sorriso, de pegar na mão e ajudar a desenhar as primeiras letrinhas, e tantas outras afinidades, que se inumeradas vamos perceber que o (a) professor (a), é muito mais um membro de nossa família que um simples educador.

O dia 15 de outubro marca o dia do (a) professor (a), mas pelo menos 200 dias do ano, segundo a grade curricular escolar, alunos convivem com os (as) professores (as), e geralmente, passam 5 horas por dia, juntos, ou seja, são 1000 horas de convivência/ano, então não é só este dia, o dia do professor (a). Você já se deu conta disso?

Infelizmente, hoje, os (as) professores (as) não são tão valorizados, em diversos aspectos como na remuneração, na profissão, no respeito, observando que não é regra, mas existem, e tantos outros.

Quem não lembra o (a) primeiro (a) professor (a)? A minha foi uma professora, Dona Clarinha Pegorari, Grupo Escolar Júlio Mesquita em Itapira. Quantas saudades!

Se você se recorda do primeiro (a) professor (a), preste uma homenagem, mesmo que não esteja mais em nosso meio, se você ainda é aluno, você pode prestar uma homenagem direta, sabe como: valorizando, respeitando, demonstrando sua gratidão com um largo sorriso no semblante dizendo; parabéns professor (a)!!!

Dedicatória:

 “Aprende para ensinar, ensina seu saber, vive para educar e educa para viver. Parabéns professor (a)!”