Secretaria de Turismo lança programa com foco na sustentabilidade e participantes poderão concorrer a um celular

A Secretaria de Turismo em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente está promovendo o programa “Turismo Sustentável” que tem o objetivo de arrecadar resíduos plásticos com foco na sustentabilidade, conscientização e preservação do meio ambiente.

Com duração de 6 meses, o programa tem a meta de arrecadar 4 toneladas de resíduos plásticos e promover o sorteio de um celular entre as pessoas que participarem da arrecadação.

De acordo com o secretário de turismo, Haroldo Hatzfeld (Bird), a cada 20 garrafas doadas, a pessoa escolhe um brinde e concorre a um celular que será sorteado do final do programa.

“Assim que a pessoa levar as garrafas no ponto de coleta, ela receberá um cupom para depositar na urna e concorrer ao prêmio máximo que será um celular” disse.

Em Paranapanema a entrega das garrafas e retirada dos brindes pode ser feita na Secretaria de Meio Ambiente, já em Holambra o ponto de coleta é na Construmax que está localizada na Avenida das Posses, n° 200.

A ideia é mobilizar crianças, jovens e adultos para que além do programa, seja criada no município a cultura de reciclagem e descarte apropriado para resíduos como o plástico que demora cerca 500 anos para se decompor.

“Nós precisamos criar a cultura de reciclar e pensar no quanto essa atitude reflete no futuro. Essa ação foi pensada justamente para engajar desde os munícipes, até os turistas que frequentam a cidade. Nosso objetivo é engajar desde as crianças até os mais velhos para que através do exemplo e da boa prática a gente possa ter um mundo mais sustentável”, ressaltou Bird. 

Dentre os brindes oferecidos durante a arrecadação das garrafas estão copos, chaveiros e baldes de pipoca, fornecidos por empresários no município.

“É um programa que está sendo realizado em conjunto pela prefeitura, pelas secretarias e também com apoio e patrocínio de empresários da cidade que abraçaram a ideia”, concluiu o secretário.

As doações de garrafas poderão ser feitas a partir do dia 09 de janeiro nos pontos de coleta citados e podem ser feitas até junho de 2023.

O sorteio do celular será feito logo após o encerramento do programa.