12 MAI 2022
AGRICULTURA
Combate à Raiva, técnicos realizam inspeção e captura de morcegos
Equipes do programa controle da raiva dos herbívoros da Secretaria de Estado Agricultura e Abastecimento, juntamente com a Prefeitura de Paranapanema, através da Casa da Agricultura, realizaram na semana passada, no município, a inspeções dos abrigos de morcegos hematófagos - aqueles que se alimentam de sangue.
O trabalho consiste na visitação dos abrigos já cadastrados e, com a ajuda dos produtores, localizarem possíveis novos abrigos. Os técnicos também orientam os produtores rurais sobre o controle da doença e realizam captura para análise.
O controle populacional dos morcegos hematófagos é de extrema importância, pois esses animais são transmissores da raiva, uma zoonose grave e letal para os animais e seres humanos. No meio rural, os animais mais comumente afetados pela raiva são os bovinos e equídeos, mas todos os mamíferos são suscetíveis à doença.
Os morcegos hematófagos geralmente ficam escondidos em tocas, grutas, bueiros, túneis, minas, casas abandonadas e ocos de árvores. Tendo conhecimento desses abrigos, o produtor deve entrar em contato com uma unidade de defesa agropecuária ou com a casa da agricultura para informar a localização.