Plano Municipal De Gerenciamento Integrado De Resíduos Sólidos
AVALIAR
Paranapanema é um município brasileiro do estado de São Paulo. Localiza-se a uma latitude 23º23'19" sul e a uma longitude 48º43'22" oeste, estando a uma altitude de 610 metros. Segundo o IBGE, sua população estimada em 2022 é de 19.395 habitantes. Paranapanema é um vocábulo tupi, composto por paraná (rio) + panema (ruim) e significando "rio ruim, imprestável, de navegação difícil".
Estamos tratando de um dos seletos municípios paulistas considerados estâncias turísticas pelo Estado de São Paulo, por cumprirem determinados prérequisitos definidos por Lei Estadual. Tal status garante a esses municípios uma
verba maior por parte do Estado para a promoção do turismo regional. Também, o município adquire o direito de agregar junto a seu nome o título de Estância Turística, termo pelo qual passa a ser designado tanto pelo expediente
municipal oficial quanto pelas referências estaduais.
Uma das principais atividades econômicas do município é a agricultura, com a predominância no cultivo de cereais, flores, frutas temperadas como pêssegos, ameixas, nectarinas, maçãs, algodão e chama a atenção o fato de possuir uma
das maiores áreas irrigadas com pivô central do Estado de São Paulo, sendo o 8º. Polo de Agricultura Irrigada do Sudoeste Paulista.
O município possui sua sede administrativa e um importante distrito chamado de Campos de Holambra II, localizado a 25 km da sede do município, sendo este fundado por emigrantes holandeses, um dos fatores relevantes no desenvolvimento agrícola local.
Paralelamente ao desenvolvimento agrícola o caminho da indústria do turismo no município avança, sendo intensificada pelos atrativos naturais que apresenta.
Fazendo parte do POLO TURISTICO CUESTA, a Estância Turística de Paranapanema é margeada pela represa de Jurumirim, cortada pelo rio Paranapanema, possuindo em seu território estação ecológica e inúmeros atrativos com belezas cênicas e naturais.
Contudo, assim como todos os municípios brasileiros, a destinação de resíduos ainda é um desafio que vem sendo trabalhado para atender da melhor forma possível a legislação e indicadores de sustentabilidade. Neste sentido, a revisão
do Plano Municipal de Gerenciamento Integrado de Recursos Sólidos – PMGIRS, torna-se de extrema relevância para a gestão municipal de forma a atender os anseios da sociedade e meio ambiente.