A Cidade
AVALIAR

A primitiva povoação achava – se em território que pertencia ao Município de Faxina , hoje Itapeva , do qual veio a desmembrar – se posteriormente . Atraidas pela fertilidade da terra , pela topografia plana e pelo clima ameno, aqui se estabeleceram diversas famílias, erguendo modesta capela sob a invocação de ; Nossa Senhora do Bom Sucesso, cujo o patrimônio foi doado à igreja pelo Capitão José Pinto de Melo .

O ato de doação foi feito em 1856, com a presença do vigário de Botucatu, Padre Modesto Marques Texeira , tendo por testemunhas os senhores Pedro Soares de Barros e Martino de Oliveira .

Em 1858 Fernando de Melo , Capitão Pinto de Melo , Pedro Soares e Barros, Martino de Oliveira e outros, reunidos sob a presidência do primeiro, elaboraram a planta da povoação em direção à igreja recém -construida, distante três quilometros da margem esquerda do Rio Paranapanema .

Formou – se aí o povoado que, em 20 de Abril de 1859, pela Lei Provincial número 20, tornou-se freguesia e pela Lei Provincial número 33, de 10 de Março de 1885 foi elevada à categoria de Vila, sendo que a primeira Câmara foi instalada em 02 de Maio de 1886, e assim era composta: presidente João Domingues Leite; vice presidente Silvério Araújo Costa. Alferes Adelino Brizola , José Antonio Caetano Soares Rosendo Walter Shimidt e José Azevedo Amaral Gurgel, Alfredo Antonio Duarte , secretário; Oltinho Alfredo Soares , procurador e doutor Antônio Augusto Nogueira Gama, advogado e relator do primeiro código de posturas e regimento interno.

Criação da Sede

Em conformidade com o Decreto-lei Estadual 14.334, de 30 de novembro de 1944, foi restaurado o Município com o nome de Paranapanema que foi solenemente instalado a primeiro de Janeiro de 1945. sendo seu primeiro Prefeito Sr. João Domingues de Oliveira de 1944 à 1947, nomeado pelo Governador Estadual, Dr. Fernando Costa.
O primeiro prefeito recebeu as chaves do Município das mãos do Presidente da República Getúlio Dornelles Vargas. A seguir Paranapanema teve os seguintes prefeitos: O Senhor José Gonçalves Mendes, que assumiu o cargo em 26 de abril de 1947, nomeado pelo governador Dr. Adhemar Pereira de Barros, tendo governado por apenas 8 meses quando vieram as eleições, sendo escolhido o terceiro prefeito de Paranapanema Amadeu Pereira de Mello.

Versão do Sistema: 3.4.0 - 05/02/2024