24 ABR 2013
Homenagem comove público e laçadores na Prova do Laço de Paranapanema
No último dia de competição (21/04) da Prova do Laço Comprido da Estância Turística de Paranapanema, dois homenageados levaram às lágrimas o público presente no Parque Ferradura. Nilton Ricardo da Mota, conhecido como Nilton Missioneiro, de Paranapanema e Antônio Carlos Barbosa, o Tio Carlos da cidade de  Buri.
[caption id="attachment_7331" align="aligncenter" width="452"] Prefeito Márcio Faber, Presidente do Clube do Laço Marlon Borba, Vice-presidente Adécio Leandro e Rui Bezerra no momento da Homenagem[/caption]
Foi um momento marcante da festa, ninguém esperava que a emoção fosse tão forte, que sentimentos de gratidão e saudade pegassem a todos de surpresa. Todos os laçadores entraram na pista, acompanhados pelo prefeito Márcio Faber e membros da diretoria do Clube do Laço Comprido.
[caption id="attachment_7333" align="aligncenter" width="600"] Neto declamando poema em homenagem ao pai Nilton Missioneiro.[/caption]
Nilton Ricardo da Mota, o Nilton Missioneiro, teve seu nome lembrado no evento em que tantas vezes desferiu a armada do seu laço, numa bela homenagem póstuma. E para representar o hábito tantas vezes executado, o irmão Nilsinho Missioneiro galopou pela pista para laçar o boi solto simbolicamente para o irmão.
Neto e Fabrício, filhos do falecido laçador, estiveram presentes para a homenagem ao pai. Com a voz embargada, Neto declamou um poema, provocando fortes emoções entre os expectantes. Sempre amigo de todos, nos acampamentos Nilton gostava da sanfona, poemas, o churrasco e a reunião com os amigos do laço.
[caption id="attachment_7334" align="aligncenter" width="600"] Eder Carlos Barbosa entrou na pista com a égua que o pai usava para laçar e não conteve as lágrimas[/caption]
Outro homenageado foi Antonio Carlos Barbosa, o Tio Carlos de Buri. Homem respeitado e admirado por todos, Tio Carlos foi descrito como um solidário, humilde, honesto, um verdadeiro “paizão” que vivia sempre sorrindo, esbanjando a alegria que tinha ao conviver com o laço. Pai de Eder Carlos Barbosa, um dos maiores laçadores do Brasil, Bicampeão do Rodeio Internacional de Vacaria, considerado o sonho de qualquer laçador.
Mas além de ensinar a laçar, Tio Carlos transmitiu ao filho seus valores, a ser um grande homem, deu-lhe a herança maior que um pai pode deixar, sua essência! Eder Carlos Barbosa entrou com a égua do pai sem conter as lágrimas. Mais uma vez um boi foi solto simbolicamente, para que o mesmo animal no qual cavalgava Tio Carlos percorresse a pista de ponta a ponta, como se ali, ele fizesse sua armada perfeita. A cena emocionou o publico mais uma vez e novamente  mostrou a união que existe entre os laçadores.