Equipes de Futebol da Secretaria de Esporte e Lazer da Estância Turística de Paranapanema, categorias sub 13 e sub 17, disputaram jogos amistosos contra o tradicional Pequeninos do Jockey Clube de São Paulo. Os atletas também conheceram a história do futebol paulista ao visitarem o Museu do Futebol que fica no mais simpático Estádio de Futebol o Pacaembu.
Conhecida como Chácara do Jockey, local que funcionou como Centro de Treinamento do São Paulo Futebol Clube, a equipe anfitriã conta com uma história de tradição no futebol de base revelando mais de 400 atletas sendo alguns desses, atletas de seleção brasileira como Júlio Baptista, Zé Roberto e Kaká.
O jogo foi agendado pelo secretário de esportes, Alexsandro Fabrizzio com o objetivo de ampliar horizontes dos atletas paranapanemenses e também mostrar o talento com a bola aos observadores técnicos da equipe anfitriã. “Temos atletas prontos para jogar em equipes tradicionais como a Pequeninos do Jockey”, comentou o secretário.
A disputa do amistoso da equipe categoria sub 13 foi de 4X1 para a equipe anfitriã. Os garotos paranapanemense sofreram com o cansaço e o ar poluído da metrópole, porém não desistiu até o último minuto de jogo. Após o encerramento da partida, os atletas se cumprimentaram, onde houve um fato interessante. Muitos elogios por conta do futebol talentoso de um dos nossos atletas, o atacante Afonso Henrique Aires de 11 anos, que apesar do corpo franzino e em desvantagem em relação aos demais, o atleta se destacou na partida. “Esse menino tem futuro! É muito talentoso! Parabéns!” comentou o observador técnico da equipe anfitriã, Adão Soares.
A equipe sub 17 de Paranapanema entrou em campo com 11 atletas e ainda no primeiro tempo, o centroavante Leonardo Fabricio teve que sair aos 30 minutos deixando a equipe com 10 atletas. O primeiro tempo terminou em vantagem de 1 x 0 para os Pequeninos do Joquei. O técnico da equipe Prof. Edvaldo Batista conversou com os atletas ali mesmo no gramado, refez as táticas de jogo para o segundo tempo e com muita raça os paranapanemenses viraram o jogo e venceram por 4 a 2 (gols de José Roberto e 3 do Igor Bolzan). “Os meninos jogaram com raça e determinação, não entregaram os pontos quando perdemos um atleta. Estão todos de parabéns!” comentou o técnico da equipe.
Após as partidas foram todos fazer uma no Museu do Futebol, situado no estádio municipal Paulo Machado de Carvalho, conhecido como Pacaembu.
A visita contou com dois monitores do museu que apresentou as artes expostas contadas por imagens, áudios e vídeos que são voltados para o Futebol brasileiro e mundial. “Quanta coisa diferente! Tivemos acesso a um pedaço da arquibancada! Fiquei ali olhando para o gramado me imaginando no lugar dos atletas...” comentou o aluno Carlos Roberto dos Santos.
“É importante esse estímulo aos alunos, ver de perto a história do Futebol, sentir a emoção de um atleta, pegar nos troféus, como as réplicas das taças Jules Rimet, e a taça da Libertadores da América, ambas expostas no Museu, ver o gramado do estádio, sentar na arquibancada. É uma forma de eles se espelharem nos atletas de alto nível fazendo com que possam sonhar com uma posição no seu time de coração, e até na seleção brasileira.” Ressalta o técnico da equipe sub 13, professor Kleberson Bosco.
Uma condição para participar do elenco, além de ser bom de bola é estar matriculado na escola e ter boas notas. O secretário de esportes frisa a importância do estudo na vida desses meninos, e não permite atletas fora da rede de ensino na equipe. “O estudo é a base de tudo! Não podemos permitir que essas crianças se afastem da escola para treinar na equipe. Antes de ser um bom atleta, nossa maior intenção é formar bons cidadãos!”, finalizou Alex